Topo

Creme brulée

Raul da Motta
Imagem: Raul da Motta

Fácil

Aprenda a fazer o tradicional doce francês.

Ingredientes

  • 500 grama(s) de leite
  • 500 grama(s) de creme de leite fresco
  • 1 fava de baunilha
  • 250 grama(s) de gemas
  • 300 grama(s) de açúcar refinado

Modo de preparo

Em uma panela adicione o leite, o creme de leite e a fava de baunilha e leve para ferver em fogo brando. Junte as gemas com o açúcar em um bowl e misture delicadamente até que os grãos de açúcar se dissolvam.

Quando a mistura de leite levantar fervura, desligue o fogo e verta 1/3 da mistura sobre as gemas e o açúcar misturando rapidamente para dissolver e ter uma mistura homogênea. Junte o restante de leite quente e misture bem, mas sem incorporar muito ar. Feito isso deixe a base do seu creme brulée descansar por no mínimo 12 horas.

Disponha a base do creme brulée nos ramequins mas sem encher até a borda. Leve os ramequins para uma assadeira alta, despeje um pouco de agua até atingir a metade dos ramequins e leve para o forno pré-aquecido à 105 °C por 45 minutos.

Para saber se o seu creme brulée já esta no ponto certo, de uma leve movimentada na assadeira e se o creme estiver levemente mole como uma textura de pudim, está pronto.

Retire o creme brulée do forno e leve para refrigerar por no mínimo 4 horas. Quando frio, polvilhe uma fina camada de açúcar refinado e com a ajuda de um maçarico, caramelize o açúcar até obter uma cor dourada.

Receita cedida por restaurante Èze