Topo

Estudantes apostam em impressora 3D para melhorar comida em aviões

Protótipo do programa Sky Kitchen, que pretende usar impressoras 3D para fazer comida a bordo de aviões - Divulgação
Protótipo do programa Sky Kitchen, que pretende usar impressoras 3D para fazer comida a bordo de aviões Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/09/2014 16h45

Comida de avião, apesar dos esforços de várias companhias aéreas, continua sendo um tema, digamos, indigesto. E para melhorar a qualidade das refeições a bordo, vale tudo, até apelar para os serviços de uma impressora 3D.

Pelo menos essa é a ideia de um grupo de estudantes de design indianos, que criaram um projeto para preparar comida fresca dentro do avião com o auxílio de uma impressora que prepara itens comestíveis. O protótipo do programa, batizado como Sky Kitchen, foi planejado para um concurso internacional de design que começa em outubro.

O programa traz um menu em uma tela no assento do passageiro com opções de pratos que podem ser montados de acordo com o gosto e as restrições alimentares do cliente. Após a escolha, a impressora criaria o prato pedido. 

"Vamos ser sinceros: todo mundo sabe que comida de avião é uma droga", explica um dos criadores do programa em um vídeo explicativo. "As opções não são frescas, não há muita variedade e para quem precisa de dietas especiais, como idosos e crianças, a escolha é ainda menor". 

O projeto dos indianos não é tão absurdo quanto parece. No ano passado, uma estudante brasileira ganhou um prêmio internacional de design por criar uma impressora 3D que fazia bolos para crianças. Resta saber se as companhias aéreas estarão dispostas a investir no mercado, que ainda está começando a se estruturar.