PUBLICIDADE
Topo

Terra à vista!

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Hotel se inspira em apocalipse, tsunami de 2004 e fim do mundo maia

Hotel Palácio da Revelação, no Vietnã - Reprodução/Facebook
Hotel Palácio da Revelação, no Vietnã Imagem: Reprodução/Facebook
Conteúdo exclusivo para assinantes
Felipe van Deursen

Felipe van Deursen é jornalista de história. Autor do livro 3 Mil Anos de Guerra (Ed. Abril), foi editor da Superinteressante e da Mundo Estranho e também escreve sobre o mundo das bebidas em Nossa.

Colunista de Nossa

26/12/2021 04h00

12º11'N, 109º12'L
Hotel Palácio da Revelação
Nha Trang, Khanh Hoa, Vietnã

Onde você estava em 26 de dezembro de 2004? Naquele dia, um terremoto no Oceano Índico provocou um tsunami de proporções bíblicas, que devastou a costa de um punhado de países e matou cerca de 270 mil pessoas.

Eu, por exemplo, estava sobrevoando o Atlântico, pensando em férias, enquanto o terremoto modificava o eixo de rotação da Terra. Já o vietnamita Son Bui falou com Deus.

O epicentro do terremoto ocorreu a mais de 2 mil quilômetros de distância, mas abalou Son Bui o suficiente para fazê-lo trocar a efervescência urbana da capital, Hanói, pelo sol e o mar de Nha Trang, um dos principais destinos turísticos do país.

Nha Trang, no Vietnã - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Nha Trang, no Vietnã
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Son Bui contou à "National Geographic" que se inspirou em um dos livros da Bíblia para construir um hotel no balneário. Poderíamos imaginar um resort Jardim do Éden ou um Sodoma & Gomorra Beach Club (adults only). Mas ele bebeu na fonte de São João e se inspirou no talvez mais emblemático, em termos literários, dos livros bíblicos. O último, "Apocalipse".

O Vietnã é um caldeirão de fés, embora a maioria da população não siga um credo específico e institucionalizado. Religiões tradicionais e emergentes se misturam a ramificações do budismo e do cristianismo.

Son Bui começou a projetar seu hotel baseado nos símbolos, nos muitos símbolos, contidos no texto, a fim de compartilhar com o mundo sua visão. O Palácio da Revelação, como seria chamado (o "Livro do Apocalipse" também é conhecido como "Livro da Revelação"), deveria ficar pronto até 2012.
Mais especificamente, 21 de dezembro de 2012. Sim, aquela famigerada data.
Então temos o seguinte: um hotel no Vietnã, onde cristianismo é minoria, inspirado no livro sagrado cristão que traz a profecia do fim do mundo (a depender da interpretação) e com data de inauguração planejada para o suposto dia do fim do mundo de acordo com um antigo calendário maia.

Um minuto para o fim do mundo como conhecemos

Quem sobreviveu ao fim do mundo nove anos atrás se lembra do quanto se gastou de tempo e espaço para falar no assunto. Capas de revistas, reportagens em jornais sérios e programas vespertinos na TV discutiam a interpretação equivocada do calendário (o fim de um ciclo visto como o fim de tudo). Aproveitavam também para falar da proliferação de movimentos new age, de horóscopos para o apocalipse e da viralização de bobajadas nas redes sociais.

Foi, no fim das contas, uma bela desculpa para tomar um porre. Afinal estávamos em época de festas de fim de ano. O mundo não se acabou, a ressaca ficou.

No Vietnã, Son Bui ganhou tempo extra, porque o hotel não ficou pronto. Levou mais alguns anos, mas saiu como ele queria. Lustres em forma de chamas no teto, anjos nas sacadas, estrelas cadentes nas calçadas, luzes vermelhas para criar um efeito de piscina de sangue e, claro, cavaleiros do Apocalipse nas escadarias deram forma ao "hotel do fim do mundo".

O estabelecimento tem ainda comodidades laicas, como ar-condicionado, karaokê e vista para o mar. Mas, pelo menos segundo as avaliações de hóspedes na internet, o serviço deixa a desejar e o hotel vale mais pela curiosidade do que pelo serviço.

Torres de Po Nagar Cham, em Nha Trang, no Vietnã - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Torres de Po Nagar Cham, em Nha Trang, no Vietnã
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Nha Trang é famosa pelas praias, resorts e parques aquáticos. Durante a Guerra do Vietnã, a cidade abrigou um quartel-general dos Estados Unidos, que é retratado no filme "Apocalypse Now" (1979). O fim de tudo, seja na visão de Jesus com olhos em chamas, no cataclisma maia ou na loucura do coronel Kurtz na selva, não é uma história tão distante assim do mar esverdeado de Nha Trang.

Índice de lugares do Terra à Vista