Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Título da Copa América é muito mais importante para a Argentina

Do UOL, em São Paulo

10/07/2021 04h00

Brasil e Argentina decidem hoje, às 21h, o título da Copa América, que para a seleção brasileira pode ser o segundo título consecutivo da competição após dois anos, enquanto pelo lado argentino seria a oportunidade de um primeiro título de Lionel Messi vestindo a camisa da seleção principal de seu país, com fatores adicionais, tendo pela frente o maior rival e no estádio do Maracanã.

No podcast Posse de Bola #141, Arnaldo Ribeiro analisa o confronto e afirma que o título tem mais importância para a Argentina, por todo o contexto para que Messi seja campeão, mas considera que a seleção brasileira é favorita e só perde o título no caso de um dia ruim de seu sistema defensivo, que foi um dos fatores positivos da equipe de Tite na competição.

"O título é muito mais importante para a Argentina, evidente. É evidente e está no comportamento de cada jogador da Argentina, sobretudo no Messi essa importância escancarada, é a chance única de a Argentina do Messi ganhar um título, que seja a Copa América e calhou de ser contra o Brasil, no Maracanã, então é a oportunidade maravilhosa, imperdível. Para o Brasil seria mais um título", afirma Arnaldo.

"O Brasil está jogando mais, é mais sólido, o trabalho é mais consistente, isso na América do Sul, isso é fato. Porém, a Argentina na Copa América fez uma Copa América mais dificultosa até o momento, teve mais obstáculos, mais jogos difíceis, o grupo era mais forte, tinha Uruguai, tinha o Paraguai, o Chile, com a Colômbia com uma batalha, então a Argentina foi mais exigida na Copa América até agora do que o Brasil, bem mais, não tem comparação. E aí, eu acho o seguinte, se o Brasil fizer uma partida como vem fazendo em termos defensivos, brilhante, muito boa, e tem condição para isso, dificilmente a Argentina ganha o jogo", completa.

O jornalista afirma que, ainda que o setor ofensivo da seleção tenha contado com participações importantes de Lucas Paquetá, além de Neymar criando as melhores oportunidades, a base defensiva brasileira é o que faz diferença em relação à Argentina, que tem problemas justamente na defesa.

"O Brasil precisa falhar para a Argentina ser campeã e o Brasil defensivamente tem falhado pouco. Do meio para a frente sai um gol do Paquetá de vez em quando, um lance do Neymar, a questão é o sistema defensivo do Brasil que é infinitamente superior ao da Argentina, mesmo o goleiro argentino nos pênaltis, o Brasil tem uns cinco goleiros melhores que o goleiro argentino, uns cinco, os três goleiros brasileiros são melhores do que o Martínez", diz Arnaldo.

"A Argentina só tem a possibilidade de ganhar com uma atuação defensiva brasileira abaixo da média e isso não vem acontecendo", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.