Topo

ANÁLISE

Juca: Rejeição à seleção ocorre por antipatia a Neymar e imagem da CBF

Do UOL, em São Paulo

10/07/2021 04h00

Com a final entre Brasil e Argentina, hoje, às 21h, na Copa América, Neymar manifestou o seu incômodo com os brasileiros que possam torcer pela equipe argentina por conta de Lionel Messi, que busca o seu primeiro título com a camisa principal da seleção de seu país, assunto que rendeu diversas manifestações de diferentes figuras do futebol, como Casagrande, Djalminha e Zagallo.

No podcast Posse de Bola #141, Juca Kfouri analisa o que leva torcedores brasileiros a preferirem o título da Argentina e elenca fatores que têm afastado a ligação do torcedor com os atuais comandados por Tite, como o calendário prejudicial aos clubes do país e até as atitudes do próprio Neymar.

"Tem a ver com a antipatia do Neymar, das declarações que o Neymar faz, como hoje aparece, tem a ver com a perda de vínculos, com o fato de a seleção ser composta por jogadores todos quase que jogam fora do Brasil, tem a ver com a atrapalhação que a seleção causa no calendário dos times, porque as datas Fifa não são respeitadas, os campeonatos seguem. Ou você acha que o torcedor do Flamengo não estava torcendo para o Brasil ser eliminado para ter o Gabigol e o Everton Ribeiro de volta o mais rapidamente possível e assim os demais?", questiona Juca.

"Por causa disso tudo, por causa da casa bandida do futebol, por causa da imagem de corrupção que existe na CBF, tudo isso faz com que realmente o torcedor, boa parte dos torcedores acabe torcendo contra a seleção ou esteja por aqui da seleção, não se ligue mais na seleção", completa.

Juca afirma que a final de hoje tem relevância por colocar frente a frente duas rivais históricas como Brasil e Argentina, reunindo cinco títulos mundiais brasileiros e dois argentinos no Maracanã, mas considera que o torcedor brasileiro não fará grande festa em caso de título e nem vai sofrer em caso de derrota para os argentinos.

"É claro que esse jogo de sábado é um jogo absolutamente imperdível, porque são sete títulos mundiais que se encontram no Maracanã, espera-se que com bom gramado. Quem gosta de futebol tem que ver esse jogo, mas se o Brasil ganhar ninguém vai para a rua comemorar e se o Brasil perder, muita gente vai dizer 'que bom que perdeu, porque esses caras são muito chatos'. No fundo, é isso", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.