Topo

ANÁLISE

Mauro Cezar: O Palmeiras precisa sim de uma maior diversidade de jogo

Do UOL, em São Paulo

09/03/2021 04h00

O Palmeiras encerrou a temporada 2020 com três títulos conquistados ao vencer o Campeonato Paulista, a Libertadores e a Copa do Brasil, marcando o período como um dos mais vitoriosos de sua história, sendo as duas principais taças sob o comando do técnico português Abel Ferreira, que armou o time com solidez defensiva e explorando os contra-ataques em velocidade.

No podcast Posse de Bola #106, Mauro Cezar Pereira afirma que, neste momento após o título, é preciso lembrar que o Palmeiras necessita de maior diversidade de jogo, alternativas para encarar diferentes adversários e situações, citando a derrota em casa para o River Plate, quando o time brasileiro foi pressionado e escapou da eliminação na semifinal da Libertadores, além do Mundial de Clubes, no qual perdeu para o Tigres por 1 a 0 e deixou de ir à final.

"Uma rápida observação sobre algo que eu acho que é fundamental falar nesse momento, essas coisas se falam na hora em que o time é campeão. Não podemos fazer como a maioria, eu não vou fazer isso, que esquece, por exemplo, que o Palmeiras tomou um banho do River Plate no estádio dele, no Allianz Parque, e foi um fiasco no Mundial de Clubes", diz Mauro Cezar.

"O Palmeiras precisa sim de uma diversidade maior de jogo, o Palmeiras precisa do chamado repertório. Saber se comportar de diferentes maneiras contra diferentes adversários e em diferentes momentos, quando está perdendo, quando está ganhando, quando joga com a vantagem de ter feito 1 a 0, como ontem, quando joga na desvantagem, tendo que inverter uma situação ruim, então isso é necessário e eu imagino que o jovem técnico palmeirense saiba muito bem disso", completa.

O jornalista ressalta a importância de a comissão técnica do Palmeiras utilizar o Campeonato Paulista para realizar testes e até mesmo deixar um time alternativo jogando em alguns momentos para poder treinar e buscar formas diferentes de jogar em relação ao que a equipe apresentou em 2020.

"Agora é a hora de trabalhar nessa direção, é o Campeonato Paulista, se não for agora, não vai nunca porque agora vai ter um pouco mais de tempo e dá para colocar algum time mais, o time reserva em alguns jogos e ter uma semana mais livre, trabalhar seus titulares", diz Mauro Cezar.

"Essa é a hora para você conseguir alcançar uma proposta de jogo mais diversificada, ter diferentes propostas, para diante de um River Plate, como aconteceu, o time não ficar asfixiado e saber o que fazer em jogos como não soube o que fazer jogando lá no Qatar, acho que isso é um ponto bem importante para ser dito agora que o time foi campeão", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.