Topo

Mauro: Flamengo tem obrigação, técnico e time, de melhorar com semana livre

Do UOL, em São Paulo

28/11/2020 04h00

O Flamengo não entra em campo hoje pelo Campeonato Brasileiro e terá, pela primeira vez com o técnico Rogério Ceni, uma semana inteira para treinar até o jogo de terça-feira diante do Racing, no Maracanã, pelas oitavas de final da Libertadores, após ter empatado o jogo de ida em Avellaneda, na Argentina.

No podcast Posse de Bola #77, Mauro Cezar Pereira afirma que o Flamengo não foi bem na primeira partida com o Racing e tem a obrigação de atuar melhor no jogo do Maracanã pelo fato de ter uma semana livre de trabalho, algo que é raro no calendário do futebol em meio à pandemia, ainda mais para o clube que chegou a fazer jogos com intervalo de apenas dois dias ainda sob o comando de Domènec Torrent.

"Se tivesse inteiro o Racing, possivelmente o Flamengo seria derrotado pelo que jogou, acho eu, mas nessas horas muda, ‘perdeu quatro jogos e tal’, quando vai em um jogo de Libertadores, o comportamento da equipe é outro, o Racing fez uma partida melhor do que qualquer outra que vinha disputando naquela competição taba-buraco que arrumaram lá na Argentina", afirma o jornalista.

"Essa semana eu acho que, por obrigação, o técnico e o time têm que fazer com que o desempenho seja melhor. Eu sempre falo isso, tanto se pede tempo para treinar, quando tem tempo, alguma coisa tem que acontecer. Se não acontece nada, tem alguma coisa errada. Se o time joga a mesma coisa, treinando ou não, tem alguma coisa errada. Então eu acho que a expectativa para terça-feira é maior, a cobrança também é maior, justamente porque tem o período para fazer os ajustes necessários para conseguir jogar um futebol melhor", completa.

Mauro Cezar também chama a atenção para o fato de ainda ter sido o quinto jogo de Rogério Ceni como técnico do Flamengo e lembra que Jorge Jesus teve dificuldades na quinta partida no comando do time, justamente pelas oitavas de final da Libertadores contra o Emelec, e vê a necessidade de uma melhora defensiva, que ainda não imagina ocorrendo apenas com a possível volta de Rodrigo Caio.

"O Flamengo joga por um empate sem gols, o que não significa nada, porque o Flamengo toma gol em todo jogo, então a chance de empatar em 0 a 0 me parece muito pequena, mas com uma vitória simples se classifica, se empatar em 1 a 1 pode ir para os pênaltis, ou seja, não é situação tão difícil como a da temporada passada, mas os problemas defensivos são muito graves", analisa.

"Alguns jogadores ali estão nitidamente inseguros, Gustavo Henrique, Léo Pereira, que foi titular, a volta do Rodrigo Caio pode resolver parcialmente o problema, mas não acredito que resolva instantaneamente porque ele está sem ritmo de jogo", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.