Topo

Fla segura o Racing e arranca empate em jogo com expulsão e gols anulados

Siga o UOL Esporte no

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/11/2020 23h28

No jogo de ida das oitavas da Libertadores, tudo igual hoje (24) no Cilindro. Com gols de Fértoli e Gabigol, Racing e Flamengo empataram por 1 a 1, resultado que deixa a disputa aberta para a partida da volta.

Os argentinos começaram o duelo em Buenos Aires a mil por hora, abriram o placar aos 12 do primeiro tempo, mas o ímpeto dos mandantes foi logo freado pelos rubro-negros, que empataram dois minutos depois. O Rubro-negro apresentou muitas falhas defensivas, porém teve algumas oportunidades quando conseguiu colocar a bola no chão. O Racing, por sua vez, pressionou, apostou em uma marcação forte e teve dois gols corretamente anulados pela arbitragem (o Flamengo também teve um). A tarefa do Fla foi ainda mais dificultada após a expulsão de Thuler, expulso aos 36 do 2º tempo.

Sem compromissos no fim de semana, o Rubro-negro tem um tempo livre até o reencontro contra o rival argentino. Na próxima terça (1), as equipes voltam a se enfrentar, 21h30, no Maracanã.

Bruno Henrique se destaca
Flamengo - Conmebol - Conmebol
Imagem: Conmebol

Muito cobrado nos últimos tempos por atuações abaixo do que se espera para um jogador com a sua capacidade, Bruno Henrique foi o grande destaque do Fla em Avellaneda. Aberto pelo lado esquerdo, o camisa 27 ganhou quase todos os confrontos diretos, deu uma assistência para Gabigol empatar e, em linda jogada individual, acertou o travessão e quase virou o jogo.

Zaga volta a dar sustos

A dupla de zaga formada por Léo Pereira e Thuler esteve insegura e deu muitos sustos no torcedor. Com dificuldades na saída de bola, os zagueiros ainda sofreram com a exposição e a marcação forte que o Racing imprimiu desde sua linha de ataque. Não bastasse a dificuldade por baixo, o setor defensivo também sofreu com as bolas altas que buscavam López. Com Renê improvisado, o lado esquerdo de ataque azul e branco foi sempre perigoso. Para piorar, Thuler foi expulso e deixou o time com 10 quando o Flamengo ensaiava uma reação. Do banco de reservas, Natan reclamou e também foi para o chuveiro mais cedo.

Gabigol deixa sua marca
Gabigol - Conmebol - Conmebol
Imagem: Conmebol

De volta ao Fla depois de desfalcar a equipe em dois jogos, Gabigol voltou e deixou sua marca. O camisa 9 pouco tocou na bola, mas foi o suficiente para assumir a vice-liderança da artilharia rubro-negra na Libertadores. Com o gol marcado, o goleador soma 11 gols em 15 jogos. O líder é Zico, que fez 16 em 20 partidas. Ele deu lugar a Vitinho.

Flamengo oscila e não deslancha

O Flamengo fez um jogo de altos e baixos em Avellaneda e não conseguiu manter um padrão alto de atuação na Argentina. O Rubro-negro sofreu da já conhecida fragilidade defensiva e teve dificuldades para quebrar as linhas do rival. Com o jogo quase que concentrado pelos lados, o Fla sentiu falta falta de uma boa jornada dos homens de meio, que fizeram o time melhorar quando conseguiram se soltar um pouco mais. A equipe subiu com a entrada de Vitinho, que deu mais dinâmica ao time e criou boas oportunidades.

Racing pressiona o Fla, mas cansa

Quem imaginou que o Racing seria um time reativo se enganou. O time da capital argentina adiantou sua marcação e colocou o Flamengo em apuros. Quando conseguiu imprimir o ritmo, os donos da casa empurraram o Fla para seu campo de defesa e forçaram o adversário ao erro. O time de Beccacece construiu lances e levou perigo para Diego Alves. Faltou, no entanto, pontaria e fôlego para suportar a a imposição física proposta pelo seu treinador.

Cronologia

Aos 12 do primeiro tempo, Fabrício Domínguez fez um carnaval pelo lado direito e cruzou para Fértoli bater entre Diego Alves e a trave para abrir a contagem. Dois minutos depois, Bruno Henrique escapou pela esquerda, cruzou e Gabigol só conferiu. Aos 3 da da etapa final, López marcou de cabeça, mas o juiz assinalou falta no início do lance. Aos 14, Arrascaeta desempatou, mas o gol foi anulado após o VAR apontar impedimento de Vitinho. Aos 33 Reniero marcou, mas o juiz voltou a assinalar impedimento.

Juiz desagrada

Com marcações confusas e por vezes omissão ao apitar faltas, o juiz venezuelano Alexis Herrera irritou brasileiros e argentinos. O jovem árbitro teve dificuldades para controlar o jogo e deixou a desejar na parte disciplinar, embora a expulsão de Thuler tenha sido correta, assim como a anulação dos gols.

Desfalque em cima da hora

Durante o aquecimento antes da partida contra o Racing, o lateral-direito Isla sentiu dores na parte posterior da coxa esquerda e foi vetado para o jogo. Renê foi seu substituto.

Chuva forte

Tão logo a bola rolou em Buenos Aires, uma tempestade começou a cair no Cilindro. Apesar do volume de água, o gramado resistiu bem e a bola correu normalmente no jogo. A chuva deixou de cair ainda no primeiro tempo, mas voltou nos 45 minutos finais.

Aglomeração antes de a bola rolar

Com os portões do Cilindro fechados, um grande número de torcedores do Racing foi até a porta do hotel da equipe para apoiar o time antes do jogo. Com bandeiras e muita cantoria, os "hinchas" ignoraram a pandemia e só deixaram o local quando a delegação seguiu para o estádio.

FICHA TÉCNICA:

RACING x FLAMENGO

Data e hora: 24/11/2020 (terça), às 21h30 (de Brasília)
Local: El Cilindro, em Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Lubin Torrealba (VEN)
VAR: Jesus Velenzuela (VEN)
Gols: Fértoli, aos 12 minutos do primeiro tempo; Gabigol, aos 14 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Fabrício Domínguez, Sebastián Beccacece, Sigali (RAC); Gerson (FLA)
Cartões vermelhos: Martín Bressan (RAC); Thuler, Natan (FLA)

RACING: Arias; Fabrício Domínguez (Pillud), Sigali, Nery Domínguez e Mena, Soto, Matías Rojas, Miranda e Fértoli (Godoy); Reniero e Licha López. Técnico: Sebastián Beccacece

FLAMENGO: Diego Alves; Renê (Gustavo Henrique), Thuler, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro (João Gomes) e Arrascaeta (Diego); Bruno Henrique e Gabigol (Vitinho).
Técnico: Rogério Ceni