Topo

Vampeta: "Eu entrava no avião e me perguntavam: você é o menino do cinema?"

Do UOL, em São Paulo

12/07/2020 11h00

Vampeta foi ainda jovem para o futebol holandês e acabou ganhando fama no Brasil depois que comprou e restaurou o cinema de Nazaré das Farinhas, sua cidade-natal, antes de ser reconhecido por jogar na seleção brasileira. Durante uma folga que conseguiu com o então técnico do PSV Eindhoven, Dick Advocaat, ele recebeu um pedido de ajuda para uma vaquinha visando a reforma do teto do local, que estava para cair e, sem nunca ter ido a um cinema, decidiu fazer a compra em vez de doar.

No programa Os Canalhas, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana, Vampeta conta que a restauração se tornou pública quando ele já estava no Corinthians, mas a ida a programas de televisão para contar a história relacionada ao cinema o fez mais famoso do que como jogador de futebol na época.

"Todo mundo começou a entrar em contato comigo, interessado, 'você é fã de cinema, Vampeta?', eu falei 'não, eu nunca tinha entrado em cinema, mas aquilo da minha cidade me comoveu, além de ser um patrimônio para mim também'. Aí a Marilia Gabriela me leva no De Frente com Gabi, Jô Soares me leva no programa dele, começo a ir em outros programas que normalmente jogador de futebol não ia, por causa do cinema", conta o ex-jogador.

Durante uma entrevista para o programa De Frente com Gabi, com Marília Gabriela, ele disse que estava esperando o então senador Antônio Carlos Magalhães estar disponível, e recebeu um fax com a confirmação da presença, antes de inaugurar o cinema com vários políticos e Ronaldo Fenômeno também presentes. E então Vampeta se viu mais famoso como dono de cinema do que como jogador do Corinthians.

"No campeonato brasileiro eu entrava no avião e as pessoas falavam assim 'você é o menino do cinema?'. Não falavam que eu era jogador da seleção, 'você é o menino do cinema, não é? Parabéns pelo que você fez na sua cidade'. O cinema está lá até hoje, uma fundação lá que a gente cuida de 80 crianças com recursos próprios mesmo, fundação Marcos Vampeta, e aí eu começo a ir para a seleção principal, olha só que negócio, eu estava pensando nisso outro dia", lembra Vampeta.

Logo depois do reconhecimento pela reforma do cinema, Vampeta passou a ser convocado para a seleção e teve um reencontro com o técnico Dick Advocaat, o mesmo que o havia liberado para uma viagem ao Brasil enquanto outros jogadores do PSV estavam jogando com suas seleções, no período que culminou com a decisão de comprar o cinema.

"Eu falei assim para o Dick Advocaat 'mister, você lembra que você me liberou porque eu não ia para a seleção? Agora eu sou 8 da seleção, dois anos depois'. Foi quando eu comprei o cinema, olha só", completa o ex-jogador.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda semana em duas edições semanais, na terça-feira, às 14h, e na quinta-feira, às 18h, em transmissão ao vivo, ou gravado, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.