Topo

Capitão da equipe romena será investigado após xingar equipe britânica

22/04/2017 17h03

CONSTANTA, Romênia (Reuters) - O ex-bad boy de tênis Ilie Nastase se complicou neste sábado após ter sido eliminado do jogo entre Roménia e Grã-Bretanha, um dia após alegações de que ele fez um comentário depreciativo sobre o futuro bebê de Serena Williams.

O ex-campeão do Aberto da França e campeão do Aberto dos EUA de 70 anos, capitão da equipe romena da Federação da Fed Cup, foi tirado de sua cadeira na quadra, aparentemente por ter ofendido a britânica Johanna Konta e a capitã Anne Keothavong durante o jogo.

A número sete do mundo Konta estava em lágrimas quando o jogo foi brevemente suspenso, aparentemente por causa de comentários feitos por Nastase. Ele foi excluído do jogo por causa de conduta anti-desportiva.

Konta recuperou a compostura para ganhar os últimos cinco games na vitória por 6-2 e 6-3 que empatou a série em 1 a 1 após a número um romena Simona Halep bater Heather Watson.

"O Sr. Nastase também foi afastado da área devido à sua má conduta grave", disse a Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) numa declaração posterior. "Seu credenciamento foi suspenso e ele não vai mais participar no torneio.

A capitã britânica, que disse ter se sentido desconfortável pelos comentários feitos por Nastase no jantar oficial do pré-jogo, disse que a ofensa durante o jogo foi inaceitável.

"Esperávamos uma multidão patriótica para a equipe romena, mas não que a linguagem abusiva seja usada. O que ele disse tanto a Johanna quanto a mim é uma linguagem não é apropriada para qualquer pessoa falar com qualquer outro humano."

Nastase, cujo comportamento na quadra durante sua carreira, muitas vezes lhe causou problemas e lhe valeu o apelido de Nasty (nojento), começou o empate sob uma nuvem após declarações ouvidas na cerimônia de sorteio oficial na sexta-feira.

Ele foi ouvido falando em romeno para um dos membros de sua equipe sobre o bebê de Williams.

"Será que terá cor de chocolate com leite?", ele teria dito, segundo alguns meios de comunicação britânicos.

Williams, que confirmou sua gravidez por meio de uma porta-voz na quarta-feira, está comprometida com o co-fundador da Reddit, Alexis Ohanian, que é branco.

(Reportagem de Martyn Herman)