Lucas Verthein vai às semis da Copa do Mundo de Varese

Brasil nas semis! Na manhã desta sexta-feira (12), em Varese, na Itália, Lucas Verthein disputou as fases de qualificatórias e quartas de final da Copa do Mundo de Remo. Com os tempos de 07'13"49 e 07'10"12, Verthein avançou na competição e conseguiu se classificar para as semifinais do Single Skiff. O atleta brasileiro já está com a vaga olímpica assegurada, e vem com o foco na preparação aos Jogos de Paris.

A competição

A Copa do Mundo é uma série anual de três regatas que antecedem o Campeonato Mundial de Remo. As fases eliminatórias classificam os três primeiros de cada uma das seis baterias para as semifinais que contam, assim, com duas baterias de seis remadores. As finais acontecem no domingo (14). No total, são 14 classes de barcos olímpicos e uma seleção de classes de barcos internacionais.

Nesta edição, um total de 28 remadores estão inscritos e entraram na água nesta sexta-feira, pelas eliminatórias. Verthein, que treina em Varese há nove dias, esteve logo na primeira bateria, ao lado do sueco Samuel Oskarsson, do finlandês Olli-Pekka Karppinen, do belga Tim Brys e do ucraniano Mykola Kalashnyk.

Assim, o brasileiro completou a primeira prova do Single Skiff em 07'13"49 e ficou em 3º entre 5 atletas. Em seguida, Verthein participou das quartas de final 2 com o tempo de 07'10"12, ele ficou em 2º entre 6 atletas, e avançou para as semifinais. Por fim, o remador do Brasil volta em ação, amanhã (13), em busca de uma vaga na final.

"Nas eliminatórias, procurei remar bem para me classificar entre os quatro. Na metade da prova pra dentro dei uma segurada, sabendo que a prova da tarde seria bem puxada, muito dura, especialmente porque teria bastante onda, até bem parecido com que encontrarei em Paris. Assim, nas quartas, fiz uma prova para me destacar e me posicionar entre os primeiros, numa velocidade boa. Na reta final, dei uma levantada bem forte para passar o atleta da Suíça, e ainda cheguei menos de um barco atrás do alemão. Vamos tentar fazer uma boa semifinal também. Bora, Brasil!", contou Lucas.

Melhor resultado

Além disso, vale lembrar que no ano passado, pelas semifinais do Single Skiff da mesma etapa da Copa do Mundo, em Varese, Lucas Verthein cruzou a linha de chegada com o tempo de 06'48?75, a melhor marca de sua carreira. Apesar do ótimo desempenho, pelo alto nível competitivo da prova acabou não avançando à final. Mas, na ocasião, terminou no oitavo lugar geral, melhor resultado de um brasileiro na categoria em toda história de um dos principais torneios do Remo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes