Topo

Vasco

Vasco encerra ano com sete técnicos diferentes entre interinos e efetivos

Técnico Marcelo Cabo comanda o Vasco da Gama na estreia na Série B 2021 contra o Operário-PR - Jorge Rodrigues/AGIF
Técnico Marcelo Cabo comanda o Vasco da Gama na estreia na Série B 2021 contra o Operário-PR Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

13/11/2021 08h00

Após a saída de Fernando Diniz, o auxiliar Fábio Cortez irá comandar o Vasco nas três últimas partidas da Série B. A primeira delas será nesta segunda (15), às 16h, contra o Vila Nova, fora de casa. Entre interinos e permanentes, a equipe chegou ao final de 2021 com sete nomes diferentes no cargo de técnico do Cruzmaltino, sendo que nenhum deles completou 30 jogos.

O Vasco começou o ano com Vanderlei Luxemburgo tentando salvar o time do rebaixamento na Série A, ainda da temporada de 2020. Sem sucesso depois de 11 jogos, a diretoria optou pela troca de comando e trouxe o técnico Marcelo Cabo, que atualmente está no Atlético-GO.

O calendário apertado fez com que o então treinador do time sub-20 Diogo Siston comandasse um time de garotos nas duas primeiras partidas da atual temporada (as derrotas para Portuguesa-RJ e Volta Redonda pelo Carioca). Apenas depois disso, Cabo assumiu o barco já com o elenco principal.

Em uma passagem muito irregular —com o time demorando a engrenar na Série B e vindo de uma campanha muito decepcionante no Estadual—, Marcelo Cabo deixou o clube na 12ª rodada da competição nacional, ocupando o oitavo lugar. Mesmo assim, ele foi o treinador que mais tempo ficou à frente do time no ano, completando 29 jogos. Além disso, também foi o único que ficou acima dos 50% de aproveitamento, alcançando 56,32%.

Na sequência, o Vasco foi comandado pelo então técnico do sub-20 Alexandre Gomes no empate em 2 a 2 com o CSA, fora de casa. Lisca chegou em alta e logo na sua estreia conseguiu uma importante goleada por 4 a 1 sobre o Guarani. Porém, o trabalho voltou a ser irregular e o técnico gaúcho deixou o Gigante na Colina após 12 partidas, na 10ª colocação da Série B, após a derrota por 3 a 1 para o Avaí na 23ª rodada.

Dessa vez sem interinos, Fernando Diniz assumiu o cargo logo no jogo seguinte e conseguiu uma arrancada. Após dois empates, a equipe embalou três vitórias seguidas e deu esperanças de que poderia conseguir o acesso. No entanto, assim como teve ascensão rápida, a queda também foi brusca. Com quatro derrotas seguidas, sendo as últimas duas em casa, Diniz foi demitido com 12 jogos no comando do time na última quinta (11).

Para cumprir tabela nas últimas três rodadas da Série B, o Vasco vai contar com Fábio Cortez, assistente técnico da comissão permanente do clube. Ele já chegou a comandar a equipe em uma partida neste ano, mas apenas porque Marcelo Cabo estava suspenso. Na quarta rodada da Série B, o Gigante da Colina perdeu em casa para o Avaí por 2 a 0 com ele no comando.

Confira os números dos sete técnicos que o Vasco teve em 2021

Luxemburgo: 11 jogos - 30,3% de aproveitamento (2 vitórias, 4 empates e 5 derrotas);
Diogo Siston: 2 jogos - 0% de aproveitamento (2 derrotas)
Marcelo Cabo: 29 jogos - 56,32% de aproveitamento (13 vitórias, 10 empates e 6 derrotas);
Alexandre Gomes: 1 jogo - 33% de aproveitamento (1 empate);
Lisca: 12 jogos - 36,11% de aproveitamento (4 vitórias, 1 empate e 7 derrotas);
Fernando Diniz: 12 jogos - 41,67% de aproveitamento (4 vitórias, 3 empates, 5 derrotas);
Fábio Cortez: 1 jogo - 0% de aproveitamento (1 derrota)

Vasco