Topo

MMA


Dirigente admite que balança de treino do UFC 274 pode ter sido adulterada

Charles Do Bronx não bate o peso antes do UFC 274 - Louis Grasse/ PX Images
Charles Do Bronx não bate o peso antes do UFC 274 Imagem: Louis Grasse/ PX Images

Ag. Fight

12/05/2022 09h00

A polêmica pesagem do UFC 274 ainda repercute. Depois da reclamação de Charles 'Do Bronx' e sua equipe por uma possível falha na balança, que apontou uma diferença de 200 gramas acima do limite permitido do peso-leve (70 kg) para o brasileiro, o Ultimate se manifestou a respeito do tema que atraiu a atenção do mundo do MMA.

Em entrevista à rádio 'Sirius XM', Marc Ratner, vice-presidente de assuntos regulatórios do UFC, rechaçou qualquer possibilidade de erro na balança oficial do evento e frisou que somente os brasileiros 'Do Bronx' e Norma Dumont excederam a tolerância de peso de suas respectivas divisões. No entanto, o dirigente deixou em aberto uma possível falha no instrumento usado pelo peso-leve na noite anterior a pesagem.

"A balança oficial foi a que eles pesaram na sexta-feira, com a Comissão do Arizona, quando essa pesagem acontece e 28 lutadores estiveram no peso. Então, estou muito certo de que não havia nada de errado na escala da balança. Ela foi muito precisa. O que as pessoas estão falando é que, na noite anterior, alguns lutadores queriam mudar a escala de libras para quilogramas na balança onde podem descer e verificar o peso. Não temos prova, mas isso pode ter desregulado a balança prática", disse Ratner.

Vale mencionar que, apesar da defesa de Ratner, a pesagem do UFC 274 foi supervisionada pela Comissão Atlética do Arizona, estado que recebeu o evento. Com a falha de Charles 'Do Bronx', o Ultimate foi obrigado a retirar o cinturão dos leves do brasileiro, fato que nunca havia acontecido na história da companhia.