Topo

Pippen e O'Neal: filhos de astros da NBA tentam brilhar pelos Lakers

Shareef O"Neal e Scotty Pippen Jr. antes de partida do Lakers na Liga de Verão - Noah Graham/Getty
Shareef O'Neal e Scotty Pippen Jr. antes de partida do Lakers na Liga de Verão Imagem: Noah Graham/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

26/07/2022 04h00

Os sobrenomes Pippen e O'Neal são verdadeiras lendas no basquete e no mundo do esporte. Mas após anos das aposentadorias dos titulares destas "marcas", a nova geração dessas destes dois astros das quadras tenta trilhar seu próprio caminho na modalidade. Isso mesmo, os filhos de Scottie Pippen e de Shaquille O'Neal já estão "com um pé" na NBA.

Tanto Scotty Pippen Jr. quanto Shareef O'Neal estiveram defendendo o Los Angeles Lakers na Liga de Verão, torneio de pré-temporada que serve como vitrine para jovens jogadores. Agora, eles aguardam a definição do que os espera para o futuro.

O filho do ex-companheiro de Michael Jordan no Chicago Bulls jogou na universidade de Vanderbilt. Apesar de ter tido uma carreira de destaque no basquete universitário, o armador de 1,91m não foi selecionado no Draft da NBA. Após o evento, porém, o Lakers aproveitou para fazer um contrato de mão-dupla com Scotty.

Esse vínculo estabelece que jogadores não selecionados possam assinar com equipes da NBA, tendo a possibilidade de atuarem na liga de desenvolvimento G-League. Além disso, podem ser chamados pelas franquias principais durante a temporada regular.

A situação de Shareef O'Neal é um pouco diferente. Apesar de também ter jogado pelos Lakers na Liga de Verão, o ala não assinou um contrato de mão dupla e tem o futuro ainda mais incerto.

O filho de Shaq é alto —mede 2,08m—, mas não possui os mesmos atributos físicos do pai. Além disso, ele precisou realizar uma cirurgia no coração durante o período universitário, quando defendia a UCLA. Depois, ele jogou os últimos anos por LSU, onde registrou média de 2,9 pontos por jogo.

Scotty Pippen, por sua vez, possui uma média de 20,4 pontos e 4,5 assistências em sua carreira universitária. Na Liga de Verão, as atuações do filho de Pippen impressionaram ninguém mais, ninguém menos, do que LeBron James.

A estrela dos Lakers fez um elogio público ao armador de 21 anos. "O garoto tem um futuro brilhante", escreveu, no Twitter.

Apesar dos números mais modestos, Shareef O'Neal também chamou atenção. O ex-treinador do Lakers, Byron Scott, disse à TMZ que o ala de 22 anos tem talento e vigor atlético, mas que "ainda não está pronto" e que tem "um pouco de caminho a percorrer".

A temporada de 2022/23 da NBA começará em outubro e pode ser que um deles já comece a seguir os passos do pai ainda neste ano.