Topo

14 Anéis

Letal, SESI Franca vence o Flamengo e conquista seu primeiro título de NBB

SESI Franca, campeão do NBB 2021/22! - NBB/Twitter
SESI Franca, campeão do NBB 2021/22! Imagem: NBB/Twitter

Pedro Rodrigues

09/06/2022 21h21

Lucas Dias, Georginho, Lucas Mariano, Jhonatan Luz, David Jackson, Scala, Marcio, Adyel, Du Klafke, Marilia, João Paulo, Leo Abreu, Nathan, Ware e Helinho Rubens como técnico. No dia 9 de junho de 2022, os nomes acima entraram para sempre na memória dos torcedores do time da capital do basquete no Brasil: o SESI Franca venceu o Jogo 4 das Finais sobre o Flamengo por 80 a 65 de forma incontestável, dominante, e fechou a série em 3 a 1 para se sagrar o grande vencedor do NBB 2021/22.

A grande atuação no jogo decisivo foi a afirmação decisiva do time de melhor desempenho na temporada regular (29 vitorias e 3 derrotas), com somente duas derrotas no mata-mata. Em casa, o SESI Franca fez valer o "panela de pressão" que é o ginásio Pedrocão e onde só teve uma derrota nesta temporada, sendo ela no Super 8 contra o Caxias e os Francanos com os titulares fora devido a surto de Covid. Pelo NBB, o Franca não perdia no Pedrocão desde 2019, e foi nesta panela de pressão lotada que o Jogo 4 foi realizado.

O logo o primeiro período acabou se provando um bom resumo do que seria a partida; o Flamengo tentava novamente utilizar as jogadas perto do garrafão com seus pivôs, Rafael Mineiro e Vitor Faverani, e os arremessos de 3 pontos. Este último, que sempre foi um dos pontos altos do time carioca, acabou sendo o calcanhar de Aquiles do time na partida: enquanto o Flamengo não converteu nenhum dos seus 10 arremessos de 3 no primeiro quarto, o Franca teve Jhonatan Luz, Lucas Dias e Scala com a mão quente, convertendo 6 bolas longas. Resultado: SESI Franca 28 a 8 na parcial.

O Franca fez o que o Flamengo não conseguiu em nenhum momento da série: ao perceber um momento ruim do adversário, partir para o nocaute logo cedo e de forma decisiva. E foi isso que os comandados de Helinho fizeram, e as cestas não paravam de cair para os Francanos.

O Flamengo ainda parecia atordoado no começo do segundo quarto. O técnico Gustavo de Conti tentou outros quintetos, com os americanos Dar Tucker e Brandon Robinson, Túlio da SIlva e JP Bastista. O Flamengo até equilibrou um pouco o jogo, mas o SESI Franca sempre, em todos os momentos, esteve no controle da partida. Para tornar a vitória mais inesquecível, o pivô Márcio ainda acertou essa enterrada antológica.

O relógio corria a favor de Franca nos dois últimos períodos. O jogo estava tão sob controle que Helinho voltou para o terceiro período com Marcio como titular para poupar Lucas Mariano, que naquele momento tinha 3 faltas. Do outro lado, o Rubro-negro precisaria de um terceiro quarto "tipo Golden State Warriors" para tentar voltar a partida, mas nada feito. Somente Rafael Mineiro teve bom aproveitamento durante a partida (finalizou com 24 pontos) pelos cariocas.

Os últimos 10 minutos de partida serviram para coroar os talentos do jogador mais identificado com a torcida francana: Lucas Dias. O camisa 9 chegou em Franca depois de ser campeão pelo Paulistano em 2018 cercado de expectativas. Sofreu uma dura derrota em 2019 para o mesmo Flamengo que venceu hoje, e entendeu muito bem os sacrifícios necessários feitos em 2020/21, quando teve um time mais modesto ao seu lado. Para essa temporada, com um excelente planejamento, o SESI Franca colocou ao lado de Lucas Dias jogadores altamente talentosos e com sede de vitória. Mas não se enganem, em quadra "O Cara" de Franca é Lucas Dias. Dias fechou o jogo com um duplo-duplo de 19 pontos e 14 rebotes, e levou para casa o prêmio de MVP das finais. Merecido.

Depois de muito tempo, o NBB tinha pelo menos 4 times em condições de levar o campeonato. O SESI Franca venceu todos eles (123Minas, São Paulo e Flamengo) em diferentes pontos da temporada, e sempre sendo dominante e sobrando em quadra. O trabalho foi impecável do começo ao fim., e agora recebe a maior recompensa de todas no final.

Parabéns ao SESI Franca, grande campeão do NBB 2021/2022!