Topo

14 Anéis

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Suns, Celtics ou outro? Top 5 times em que Durant encaixaria perfeitamente

Kevin Durant em ação em jogo do Brooklyn Nets  - ELSA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Kevin Durant em ação em jogo do Brooklyn Nets Imagem: ELSA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

26/07/2022 04h00

Conforme a offseason da NBA parece cada vez mais parada - enquanto a WNBA continua a todo vapor, caso você queira mais basquete na sua vida - a sombra de Kevin Durant continua pairando sobre o resto da liga. Como eu escrevi algumas semanas atrás, uma possível troca de Kevin Durant seria tão grande e uma mudança tão sísmica no panorama da NBA que a impressão é de que o resto da liga está se segurando enquanto espera a resolução dessa situação antes de seguir com suas vidas normais. Então não é de surpreender que, conforme essa frente parece ter estagnado consideravelmente nos últimos dias, o mesmo aconteceu com a NBA como um todo.

Nós finalmente tivemos alguma agitação nessa frente essa semana, com a informação de que o Boston Celtics supostamente teria entrado na conversa com um pacote centrado em Jaylen Brown, mas uma possível troca ainda parece distante - ao ponto de que cada vez mais pessoas estão acreditando que Durant pode começar a temporada nos Nets, afinal de contas. Mesmo a suposta troca entre Celtics e Nets que foi noticiada agora, segundo consta, é uma conversa antiga que não parece estar ativa.

Ainda assim, a notícia trouxe de volta conversas sobre Kevin Durant para o primeiro plano, e é um bom momento para revisitar o cenário que o ex-MVP encontra com seu pedido de troca. Com isso em mente, montei um Top5 de times que mais faz sentido que façam uma troca por Durant; ou seja, times que possuem ativos para conseguir realizar a troca e ainda serem competitivos com Durant, e que podem por algum motivo se dar ao luxo de sacrificar ativos pela chance de vencer no curto prazo.

Começando pelo time que, ironicamente, motivou a coluna a ser escrita.

#5. Boston Celtics

Eu admito que ficaria surpreso se Durant acabasse em Boston. Mas não chocado.

A ideia de trocar por Kevin Durant é que seu time passe a ser um fortíssimo candidato ao título com o ala, mas sabe quem já está nessa situação? O Boston Celtics, que acabou de chegar nas Finais da NBA e teve uma excelente offseason, adicionando duas peças importantíssimas em Gallinari e Malcolm Brogdon sem abrir mão de nenhum jogador de rotação. É claro, ser candidato ao título não é binário, e ter KD sem dúvida daria aos Celtics um teto maior no curto prazo; a questão é se vale a pena sacrificar a continuidade de um elenco jovem, que tem sua identidade e joga muito bem junto, por um veterano de 34 ano. O time estaria sacrificando seu médio e longo prazo por uma melhora incerta no curto prazo, de modo que no papel essa troca por Durant não faria muito sentido.

Mas Boston entra nessa lista por uma razão: Jaylen Brown, que seria a peça central de qualquer negociação por Durant, tem apenas mais dois anos de contrato, e não faltam sussurros de que Brown iria desejar sair da equipe e tentar ser o principal jogador do seu próprio time ao final desse período. Não temos nada concreto ou real para dizer que isso SEJA verdade, mas se Boston acredita que tem chances reais de perder Brown por nada em 2024, então a coisa muda de figura; o custo a médio/longo prazo deixa de existir, e nesse caso pode fazer sentido aumentar suas chances imediatas (e, vale lembrar, Durant tem dois anos de contrato a mais que Brown) com uma troca pelo veterano. A essa altura, no entanto, é apenas um cenário incerto.

#4. New Orleans Pelicans

Times como os Pelicans nunca estão no mercado para adquirir estrelas. Eles geralmente estão do outro lado: estender seus jovens talentos, tentar vencer com eles, e finalmente perder o jogador via troca ou por nada quando ele deseja ir para um mercado maior. Chris Paul e Anthony Davis são dois exemplos recentes disso em New Orleans.

Mas Durant é um caso a parte porque ele não carrega a ameaça de deixar o time como agente livre no curto prazo; ele tem mais quatro anos de contrato, de modo que se os Pelicans terão uma chance de fazer uma troca dessas, essa é a hora. Eles acabaram de chegar nos playoffs sem Zion Williamson, possuem um elenco extremamente profundo, e podem montar um pacote excelente ao redor de Brandon Ingram e sua tonelada de escolhas de Draft.

Talvez a troca, na visão dos Pelicans, não encaixe na cronologia do resto desse time jovem; talvez achem que a falta de vontade de Durant de jogar nos Pelicans, independente do contrato longo, pode ser problemática e afetar o vestiário. Existe alguns motivos para os Pelicans terem receio. Mas, se existe um time inesperado que tem os ativos e cronologia para tentar fazer um movimento gigante como esse, é o New Orleans Pelicans.

#3. Miami Heat

Um dos principais interessados em Durant, o encaixe faz todo o sentido no papel. Miami é um dos melhores times da NBA, mas frequentemente colocado um patamar abaixo dos grandes favoritos pela falta de uma peça fora da curva; Durant seria essa peça, e não apenas dentro de quadra levaria Miami a outro nível, como validaria a cultura do Miami Heat e sua posição dentro da liga como destino das estrelas. Miami já tem um ala veterano comandando o time em Butler, então Durant apenas reforçaria as chances de vitória no curto prazo sem perder muito no futuro. Em termos de basquete, é o encaixe perfeito para ambos.

Então por que Miami é só o #3? Porque na prática o negócio acontecer pode complicar esse encaixe dos sonhos. Miami dificilmente conseguiria fazer a troca só com Herro; um pacote mais realista envolveria Adebayo, mas dai você abre um novo mundo de complicações para a negociação funcionar. Os Nets não podem ter Adebayo E Simmons no mesmo time, e portanto precisariam mover o australiano como parte do negócio, e trocar Adebayo por Durant pode colocar a cronologia do Heat um pouco focada demais no presente. Talvez a alternativa seja mover Butler no negócio, para Brooklyn ou outro time, e nesse momento Miami começa a se desconstruir em um ponto complicado. No papel, o encaixe é perfeito, na prática eu questiono se pode acontecer de forma tão limpa.

#2. Toronto Raptors

Entre todas as possíveis peças que estariam (teoricamente) disponíveis para uma troca por Durant, é possível que nenhuma seja mais valiosa do que Scottie Barnes. É incerto se Toronto sequer estaria disposto a incluir o atual Calouro do Ano no negócio - até agora, os relatos dizem que Toronto trata o segundanista como intocável - e essa é uma outra conversa, mas se quiserem pode ser o time com o melhor pacote.

E Toronto, o mesmo time que trocou por Kawhi Leonard no último ano de contrato e ganhou um título com o ala, poderia montar um time impressionante ao redor de Durant, Fred VanVleet e Pascal Siakam e os jogadores que não seriam envolvidos no negócio para bater salários. Seria um imediato candidato ao título, e se trocar o que pode ser um futuro astro em Barnes por um veterano de 34 anos pode parecer um risco excessivo para o futuro, vale lembrar que FVV e Siakam são dois All Stars ainda com 28 anos e que oferecem a Toronto não só uma base para um futuro pós-Durant, como podem ajudar a suavizar os últimos anos do contrato de KD. É um grande risco, mas Masai Ujiri já provou que não tem medo de fazer esses grandes movimentos - e se dar bem com eles.

#1. Phoenix Suns

Desde o começo, o time que mais fazia sentido trocar por KD era o Phoenix Suns. Alguns apontavam que, se Phoenix mantivesse seu núcleo de Booker, Ayton e Mikal Bridges (sendo que esses dois últimos precisariam estar envolvidos em uma negociação), eles tinham um caminho para continuarem competitivos mesmo sem Chris Paul, e portanto - considerando que o time já teve a melhor campanha em 2022 - era um caminho melhor do que sacrificar esse futuro por KD.

Existe, sem dúvida, alguma verdade nisso. Mas também é verdade que a janela do Phoenix Suns é agora; o time virou candidato ao título com a chegada de Chris Paul, e precisa aproveitar cada segundo que ainda tiver do armador em nível All-NBA para buscar o primeiro título da sua história. Nós vimos como os Suns entraram em colapso nos playoffs quando Chris Paul de repente pareceu ter 60 anos, e mesmo que um futuro com esse trio jovem de jogadores seja interessante, ele dificilmente vai colocar Phoenix mais perto do título do que está agora. Phoenix precisa vencer o quanto antes; trocar por KD aumentaria as chances disso.

Curiosamente, se fosse para os Suns trocarem por KD nessa offseason, eles já teriam trocado; quando DeAndre Ayton assinou uma oferta com o Indiana Pacers (e a subsequente decisão de Phoenix de igualar a oferta), a possibilidade de uma sign-and-trade envolvendo Ayton desapareceu, e sem ele é difícil imaginar um negócio. Phoenix teve a chance, e as conversas não foram a nenhum lugar, o que torna razoável questionar se o time tem tanto interesse assim na troca.

Mas, com cada vez mais indicando que Durant tem boas chances de começar o ano nos Nets, os Suns estão longe de estarem fora do páreo. Os Suns podem trocar Ayton novamente começando em janeiro - embora, vale lembrar, Ayton tem a opção de vetar qualquer troca em 2023 - e o pacote de Ayton e Bridges vai continuar sendo atraente. E, se eu sou o Phoenix Suns, eu faria de tudo para fazer a negociação acontecer.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL