Topo

Como Draymond Green atravessou os EUA e virou o 'coração' dos Warriors

Nascido em Michigan, ala-pivô faz parte do Golden State Warriors, de San Francisco, há dez anos - Ezra Shaw/Getty Images
Nascido em Michigan, ala-pivô faz parte do Golden State Warriors, de San Francisco, há dez anos Imagem: Ezra Shaw/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/06/2022 04h00

Considerado um dos líderes do Golden State Warriors, time que disputa as finais da NBA contra o Boston Celtics, Draymond Green atravessou os Estados Unidos para fazer sucesso no mundo do basquete.

Nascido na cidade de Saginaw (Michigan) em 1990, o ala-pivô de 1,98m iniciou sua carreira esportiva na própria região. Em 2012, após um bicampeonato estadual universitário, ele acabou selecionado pelos Warriors, time de San Francisco, cidade situada a quase 4 mil km de distância. Na época, a então promessa tinha 22 anos e foi a escolha 35 do draft da NBA.

Junto com os também jovens Harrison Barnes, Festus Ezeli e Ognjen Kuzmic, Green surpreendeu os analistas e conseguiu se destacar em suas primeiras temporadas na equipe, que tinha Stephen Curry como grande estrela técnica.

A coroação do ousado movimento dos Warriors em suas escolhas veio em 2015, com a conquista da NBA em final diante do Cleveland Cavaliers. Foi o 1° título da equipe, que havia renovado com o ala-pivô, depois de um hiato de 40 anos.

Draymond Green durante partida do Golden State Warriors: história começou em 2012 - Jaime Valdez-USA TODAY Sports - Jaime Valdez-USA TODAY Sports
Draymond Green durante partida do Golden State Warriors: história começou em 2012
Imagem: Jaime Valdez-USA TODAY Sports

Consolidação e prêmio

Dois anos depois, novo troféu para a franquia de San Francisco — e de novo sobre o Cavaliers —, desta vez com Green, já consolidado, garantindo o prêmio de defensor do ano. Na época, Kevin Durant já era atleta da equipe e também se destacou.

O último troféu de NBA dos Warriors foi conquistado em 2018, em novo show de Durant e com o astro de Michigan, incansável, já considerado como um "coração" do time da conferência oeste. Até a atual final, Green já disputou 762 partidas defendendo o Golden State e fez 7.150 pontos.

Agora, o camisa 23 tem como adversário o Boston Celtics de Jayson Tatum, Jaylen Brown e companhia para aumentar a sua idolatria e conseguir o seu 4° título de NBA.