Topo

Surfe: Australiano vence etapa de Margaret River; Italo cai nas quartas

John John Florence (esquerda), vice-campeão, e Jack Robinson, campeão da etapa de Margaret River - Matt Dunbar/World Surf League
John John Florence (esquerda), vice-campeão, e Jack Robinson, campeão da etapa de Margaret River Imagem: Matt Dunbar/World Surf League

Do UOL, em São Paulo

04/05/2022 07h39

Jack Robinson é o grande campeão da etapa de Margaret River, na Austrália, do Circuito Mundial de Surfe, organizado pela WSL (Liga Mundial de Surfe). O australiano bateu o havaiano John John Florence na final, hoje, para ficar com o título do evento.

Na bateria final, Robinson teve 16,24 pontos no somatório, com 8,07 e 8,17 nas duas melhores ondas. Já John John ficou com 15,60 (8,50 e 7,10).

O melhor brasileiro na etapa foi Italo Ferreira. O campeão mundial de 2019 caiu para o sul-africano Matthew McGillivray nas quartas de final.

Margaret River foi a última etapa antes do corte do meio da temporada. Agora, só os 22 melhores colocados do ranking seguem para as próximas cinco etapas do Circuito.

Entre os brasileiros, Filipe Toledo (líder do ranking mundial), Italo, Caio Ibelli, Miguel Pupo, Samuel Pupo e Jadson André se garantiram no top 22 e continuam na disputa. No feminino, a brasileira Tatiana Weston-Webb também segue para a segunda metade da temporada.

Já João Chianca, Deivid Silva e Yago Dora (que não disputou nenhuma etapa por estar lesionado) ficaram fora do top 22. Agora, eles tentarão voltar à elite em 2023 através do Challenger Series, que dará vagas no Circuito do ano que vem.

Além disso, dois convites são distribuídos pela WSL na segunda metade do calendário, um para cada evento e outro para o restante do ano. O convite para o restante de 2022 ficou com Gabriel Medina, que não participou de nenhuma etapa deste ano para cuidar da saúde física e mental.

A próxima etapa, que marcará a volta de Medina, será em G-Land, na Indonésia, a partir de 28 de maio. Em seguida, o Circuito segue para El Salvador, Brasil (em Saquarema), África do Sul e Taiti. As finais, com apenas os cinco melhores do ranking, rolam em Trestles, na Califórnia, em setembro.