Topo

Ademir da Guia exalta atual geração do Palmeiras: "Terceira Academia"

Ademir da Guia com a taça de Campeão Paulista 2022 - Reprodução
Ademir da Guia com a taça de Campeão Paulista 2022 Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/05/2022 10h26

Depois de mais uma goleada na atual temporada - agora, por 5 a 0 na altitude de Sucre sobre o Independiente Petrolero -, garantindo a classificação antecipada às oitavas da Libertadores, o atual elenco do Palmeiras foi exaltado por ninguém menos que Ademir da Guia. Um dos maiores ídolos da história do clube foi às redes sociais e cravou: "Bem-vindos à Terceira Academia".

É bastante comum, principalmente entre torcedores, denominar grandes times do Palmeiras como Academias de Futebol. Além da original 'Primeira Academia' (entre 1961 a 1970, conquistando nada menos que duas Taças Brasil, dois Campeonatos Paulistas e um Rio-São Paulo), houve também a 'Segunda Academia' (na década de 1970, com mais dois nacionais, três estaduais e conquistas representativas fora do país).

Mais recentemente, o período da 'Era Parmalat' na década de 1990 também chegou a ser chamado de 'Terceira Academia', muito pelas conquistas relevantes - dentre elas, as primeiras Copa do Brasil e Libertadores - e surgimento de novos ídolos. Agora, com os títulos levantados desde 2015, não há como não colocar o atual elenco entre os principais da história do Palmeiras.

Além dos diversos recordes quebrados, como o da maior invencibilidade fora de casa na história da Libertadores (podendo, ainda, se tornar o melhor ataque de uma primeira fase da competição), o Verdão foi nada menos que bicampeão continental, bicampeão da Copa do Brasil, bicampeão do Brasileirão, bicampeão Paulista e vencedor da Recopa Sul-Americana.

Em resposta à postagem do 'Divino', o perfil oficial do Palmeiras escreveu: "Grandes poderes vêm com grandes responsabilidades! Se o Divino disse, quem concorda respira".