Topo

Tom Brady aposentou? O que sabemos sobre possível fim da carreira do astro

Marido de Gisele Bundchen, norte-americano faturou Super Bowl em sete ocasiões e é uma das lendas do futebol americano - Kevin C. Cox/Getty Images
Marido de Gisele Bundchen, norte-americano faturou Super Bowl em sete ocasiões e é uma das lendas do futebol americano Imagem: Kevin C. Cox/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/01/2022 17h12

O final de semana foi marcado por um grande mistério para os fãs de futebol americano: afinal, o astro Tom Brady vai se aposentar da NFL aos 44 anos ou não?

O UOL Esporte detalha, abaixo, o que se sabe em relação aos rumores sobre o fim da carreira do norte-americano, considerado um dos maiores da história do esporte.

Como o rumor começou?

No meio da tarde do último sábado (29), os jornalistas Adam Schefter e Jeff Darlington, da ESPN americana, anunciaram que o marido da brasileira Gisele Bundchen resolveu se aposentar da NFL.

"Tom Brady está se aposentando do futebol [americano] após 22 temporadas extraordinárias, diversas fontes contam a Jeff Darlington e a mim", disse Schefter em suas redes sociais.

Os jornalistas disseram ainda que Brady estava preparando o anúncio de sua aposentadoria, mas que não havia uma data definida para que isto acontecesse.

Tá, mas é oficial?

Por enquanto, não. O Tampa Bay Buccaneers, atual time do atleta, fez questão de não mencionar qualquer tipo de notícia envolvendo o quarterback em suas redes sociais - apesar dos inúmeros pedidos dos torcedores. O assunto tampouco foi repercutido por colegas (ou ex-colegas) de equipe do norte-americano.

Gisele, assim como o próprio Brady, se absteve de qualquer postagem referente ao tema. Além deles, o jogador, desde sábado, publicou apenas um story com uma foto de publicidade no Instagram.

O agente falou...

O barulho em torno da possível aposentadoria gerou uma rápida reação de Don Yee, agente do jogador.

Schefter, o mesmo repórter que divulgou a decisão, publicou um comunicado oficial de Yee ainda no sábado. O texto não confirma a informação, mas também não desmente os rumores.

"Entendo o avanço da especulação sobre o futuro do Tom. Sem entrar no mérito de verdade ou inverdade sobre o que está sendo reportado, o Tom é a única pessoa que vai poder expressar seus planos com completa veracidade. Ele conhece a realidade dos negócios do futebol e do planejamento de calendário, então deve fazer isso em breve".

... o pai de Brady também

Já Tom Brady Sr, pai do quarterback, afirmou que o filho não irá se aposentar e cravou tratar-se de um "boato infundado". A informação foi divulgada pela repórter Kylen Mills, do canal Kron4, em seu Twitter.

"Brady Sr. diz que uma publicação online começou a circular um boato infundado. No entanto, vários membros da NFL agora estão relatando isso", escreveu ela.

Páginas oficiais da NFL cravam fim da carreira

Em meio ao mistério, os perfis oficiais da NFL corroboraram - ainda no sábado - a informação inicial da ESPN e confirmaram a aposentadoria.

No Twitter, a página da principal liga de futebol americano citou o fim da carreira dando créditos para Ian Rapoport, escritor e analista que é especializado no torneio - a rede social brasileira também garantiu que a decisão estava tomada.

As redes sociais da NFL, portanto, aproveitaram o momento para publicar uma série de homenagens a Brady, que venceu o Super Bowl em impressionantes sete ocasiões.

Entrevista recente dá pistas

Na semana passada, pouco tempo depois da eliminação do Buccaneers na atual edição da NFL, Brady valorizou o tempo que teria ao lado da família e deixou o seu futuro em aberto - ele tem três filhos: Jack (14 anos), Benjamin (12 anos) e Vivian (9 anos). Os dois últimos são do relacionamento com Gisele.

"Vou passar algum tempo com eles e dar o que eles precisam, porque eles realmente me deram o que eu preciso nos últimos seis meses para fazer o que eu amo fazer. Eu disse isso há alguns anos, é o que são os relacionamentos. Nem sempre é o que eu quero. É o que queremos como família. E eu vou passar muito tempo com eles e descobrir no futuro o que vem a seguir", falou ele em entrevista ao podcast Let's Go!.

O jogador de 44 anos, no entanto, valorizou a importância do esporte em sua vida, ressaltando o espírito de equipe quando está atuando profissionalmente.

"Acho que, à medida que envelheci, a melhor parte é que o futebol americano é extremamente importante na minha vida e significa muito para mim e me importo muito com o que estamos tentando realizar como time e me importo muito com meus companheiros de equipe. A maior diferença agora é que estou mais velho e que também tenho filhos e me importo muito com eles. Eles têm sido meus maiores apoiadores. Minha esposa é minha maior apoiadora. Ela merece o que precisa de mim como marido, e meus filhos merecem o que precisam de mim como pai."