Topo

Tom Brady decide se aposentar, diz jornalista; atleta não se manifestou

Tom Brady, quarterback do Tampa Bay Buccaneers na NFL - USA TODAY Sports
Tom Brady, quarterback do Tampa Bay Buccaneers na NFL Imagem: USA TODAY Sports

Colaboração para o UOL, em Maceió

29/01/2022 17h01

O futuro de Tom Brady agita os bastidores e os corações dos fãs da NFL, a principal liga de futebol americano. Segundo os jornalistas Adam Schefter e Jeff Darlington, da ESPN americana, o jogador decidiu se aposentar da NFL. No entanto, a informação ainda não foi confirmada nem pelo atleta, nem por seu clube, o Tampa Bay Buccaneers.

"Tom Brady está se aposentando do futebol [americano] após 22 temporadas extraordinárias, diversas fontes contam a Jeff Darlington e a mim", diz a publicação de Schefter.

Eles acrescentam ainda que não se sabe quando Brady formalizará seus planos de se aposentar, mas que o atleta considera o calendário da NFL para não ofuscá-lo.

Segundo os jornalistas, os próprios dirigentes dos Buccaneers já estão se preparando para essa aposentadoria há algumas semanas, reconhecendo que ele deve se desligar após a temporada. O time também esperava fazer um discurso para tentar persuadir o quarterback a jogar mais um ano, mas já não há expectativa de que esse esforço tenha impacto.

Após a publicação da notícia, Schefter ainda divulgou um posicionamento do agente de Brady, Don Yee, dizendo que a decisão sobre o futuro de seu cliente seria anunciada em breve.

"Entendo o avanço da especulação sobre o futuro do Tom. Sem entrar no mérito de verdade ou inverdade sobre o que está sendo reportado, o Tom é a única pessoa que vai poder expressar seus planos com completa veracidade. Ele conhece a realidade dos negócios do futebol e do planejamento de calendário, então deve fazer isso em breve."

Pai de Brady nega aposentadoria

Na contramão das informações publicadas pelos jornalistas da ESPN norte-americana, Michael Silver, repórter e comentarista estadunidense com larga experiência na cobertura da NFL, disse ter conversado com o diretor-geral do Buccaneers, que negou a aposentadoria.

"Falei com Jason Licht e ele me disse que não há nenhuma decisão final tomada sobre a aposentadoria, apesar da notícia divulgada pela ESPN. Licht está respeitando o processo de Brady e esperando por uma resposta definitiva do jogador, independente de quando ela venha", afirmou o jornalista.

O pai do atleta, Tom Brady Sr, também afirmou, em contato com o canal Kron4, que o filho não irá se aposentar. A informação foi divulgada pela repórter da emissora em seu perfil no Twitter.

Aos 44 anos, Brady jogou pelo New England Patriots e pelo Tampa Bay Bucaneers e conquistou sete títulos do Super Bowl — é também o quarterback mais velho a conquistar o título.

Brady é marido da top model brasileira Giselle Bundchen e tem dois filhos com ela: Benjamin, que nasceu em 2009, e Vivian, nascida em 2012. Ele já havia dito que a decisão pela aposentadoria passava por sua relação familiar, citando que "ela merece o que precisa de mim como marido, e meus filhos merecem o que precisam de mim como pai".

Como jogador, Brady atuou em 22 duas temporadas, sendo a 199ª escolha do Draft de 2000 da NFL, na sexta rodada. Ele estreou naquela temporada pelo New England Patriots, onde ficou até 2019 e conquistou seis títulos do Super Bowl. Ele se transferiu ao Tampa Bay Bucaneers e conquistou o seu sétimo Super Bowl ao lançar para 201 jardas e três touchdowns na vitória do time contra o Kansas City Chiefs, por 31 a 9.

Os números de Tom Brady

  • 7 títulos do Super Bowl
  • 3 vezes MVP da NFL
  • 5 vezes MVP do Super Bowl
  • 15 vezes indicado para o Pro Bowl
  • 6 vezes indicados com All Pro
  • Mais vitórias na carreira: 243
  • Líder em passes para touchdown: 624
  • Líder em jardas de passe: 85,520