Topo

Gol irregular? Nadine Basttos alerta para suposta invasão de Deyverson

Suposta invasão de campo de Deyverson gerou discussão sobre possível irregularidade em gol do Palmeiras contra o Atlético-MG - Reprodução/SBT
Suposta invasão de campo de Deyverson gerou discussão sobre possível irregularidade em gol do Palmeiras contra o Atlético-MG Imagem: Reprodução/SBT

Do UOL, em São Paulo

29/09/2021 00h44

Nadine Basttos, comentarista de arbitragem do SBT, alertou para uma possível irregularidade no gol que garantiu a classificação do Palmeiras para a final da Libertadores. O Alviverde empatou por 1 a 1 com o Atlético-MG no Mineirão e avançou à decisão.

O motivo da irregularidade seria uma "invasão" de Deyverson durante o lance que terminou com a finalização de Dudu. O atacante, que estava no banco de reservas, entrou no campo de jogo quando seu time construía o ataque.

"O Deyverson já está dentro de campo, o que é uma invasão de alguém que está relacionado. No texto da regra diz que não poderia ter um jogador a mais ou que o técnico não poderia estar em campo, a regra diz que é tiro livre indireto", avaliou Nadine.

"Textualmente o gol seria anulado. Mas será que isso teria interferência no jogo? Seria justo anular um gol por essa invasão? Ele invade realmente bem antes de a bola entrar. Isso está sendo questionado, é algo que tem que ser discutido", completou.

Nas redes sociais, o lance também gerou discussão. Diversos torcedores apontaram a irregularidade devido à invasão de Deyverson, mas o lance divide opiniões.

Polêmica à parte, o Palmeiras agora aguarda o vencedor de Flamengo e Barcelona-EQU. O Rubro-Negro abriu 2 a 0 no jogo de ida e vai decidir a classificação no Equador.

O que diz a regra?

9. Gol marcado com pessoa extra no campo de jogo

Se, após a marcação de um gol e antes de o jogo ser reiniciado, o árbitro perceber que uma pessoa extra se encontrava dentro do campo no momento em que o gol foi marcado:

O árbitro deve invalidar o gol se a pessoa extra era:

  • jogador, jogador substituto, jogador substituído ou jogador expulso ou oficial da equipe que marcou o gol. O jogo deve ser reiniciado com um tiro livre direto, executado do local em que a pessoa extra estava;
  • agente externo que interferiu no jogo, a menos que o gol haja sido marcado de acordo com a situação descrita em "pessoas extras no campo de jogo". O jogo deve ser reiniciado com bola ao chão.

  • O árbitro deve validar o gol se a pessoa extra era:
  • jogador, jogador substituto, jogador substituído, jogador expulso ou oficial da equipe que sofreu o gol;
  • agente externo que não interferiu no jogo.


Em todos os casos, o árbitro deve ordenar a saída da pessoa extra do campo de jogo.

Se, após a marcação de um gol e após o jogo haver sido reiniciado, o árbitro perceber que uma pessoa extra estava em campo no momento em que o gol foi marcado, o gol não pode ser invalidado.

Se a pessoa extra ainda continuar no campo de jogo, o árbitro deve:

  • interromper o jogo;
  • ordenar a saída da pessoa extra;
  • reiniciar o jogo com um bola ao chão ou com um tiro livre, conforme seja apropriado.

(Trecho do livro de regras disponibilizado pela CBF)