Topo

Scottie Pippen acusa Phil Jackson de racismo: 'Foi uma atitude racial'

Scottie Pippen em ação pelo Chicago Bulls durante os playoffs da NBA na temporada 1997-98, aquela retratada em "The Last Dance" - Nathaniel S. Butler/NBAE via Getty Images
Scottie Pippen em ação pelo Chicago Bulls durante os playoffs da NBA na temporada 1997-98, aquela retratada em "The Last Dance" Imagem: Nathaniel S. Butler/NBAE via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/06/2021 19h42

Ex-jogador do Chicago Bulls, Scottie Pippen acusou o técnico Phil Jackson de racismo. Segundo o astro da NBA, o treinador 11 vezes campeão teve uma "atitude racial" no jogo contra o New York Knicks, em 1994.

Na ocasião, o treinador deu o arremesso decisivo do jogo para iugoslavo Tony Kukoc, e não para Pippen, então líder do Bulls. O time não contava com Michael Jordan naquela temporada.

"Eu não acho que é um mistério, você precisa ler nas entrelinhas. Era o meu primeiro ano jogando sem o Michael Jordan, por que eu não daria o último arremesso? Eu estava lá nos bons e maus momentos, nas batalhas contra os Pistons, e agora ele iria me insultar dizendo para ficar de fora? (...) Eu senti que era uma oportunidade de dar a ele (Kukoc) a chance de crescer. Foi uma atitude racial para fazer ele crescer. Depois de tudo que eu vivi com a organização, você me fala para deixar a bola de lado e jogá-la para o Toni Kukoc? Você está me insultando. Foi como eu me senti", disse Pippen à GQ.

Questionado sobre o tom de sua declaração pelo jornalista Dan Patrick, Pippen disse "não ter problema" em chamar o ex-treinador de racista.

"Eu não tenho um problema com isso", falou o seis vezes campeão da NBA pelo Chicago Bulls.

Na sequência, Dan Patrick pergunta se Phil Jackson não teria sido desleal ao invés de racista.

"Eu estava no vestiário, eu estava nos treinos. Você está vendo de longe", falou Pippen.

Confira o lance reclamado por Pippen: