Topo

Hoje apresentador, Eduardo de Meneses ficou "sem reação" com elogio de Tite

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

28/05/2021 04h00

Há duas semanas, Eduardo de Meneses foi surpreendido ao fazer uma pergunta para o técnico Tite durante entrevista coletiva sobre a convocação da seleção brasileira. O treinador elogiou o trabalho do jornalista dos canais ESPN e Fox Sports, que vive nova fase após 20 anos como repórter responsável pela cobertura diária de clubes nacionais.

Na ocasião, o jornalista fez uma pergunta sobre o retorno de Daniel Alves à seleção. Antes de responder, Tite exaltou o programa "Além da Bola", criação do próprio Eduardo.

"Eu fiz a pergunta e aí, quando ele responde, confesso que fiquei meio sem reação. Eu tenho uma relação longa com o Tite, mas não era tão próximo a ele. Eu fiquei feliz, porque o Tite é um cara que trabalha o lado humano dos atletas, e a ideia do programa [Além da Bola] também é essa: contar que esses jogadores também são pessoas. Acho que é uma realização", contou Eduardo de Meneses, em entrevista ao UOL Esporte.

"Por incrível que pareça, eu sou bem envergonhado com essas coisas. E com o Tite foi um pouco maior, porque foi em uma entrevista coletiva para o Brasil inteiro. Eu fiquei meio sem reação. Aquilo foi de uma gentileza muito grande. É um reconhecimento do trabalho, fiquei emocionado", completou o agora apresentador.

O "Além da Bola" é um programa de entrevistas com jogadores. Pós-graduado em jornalismo literário, Eduardo conduz a conversa focando no lado humano dos convidados. Para isso, deixa de lado as formalidades na tentativa de igualar o clima de um bate papo entre amigos.

"Eu me divirto muito, assim como os jogadores. Eu tenho uma regra no programa, uma espécie de mantra: O Além da Bola é para divertir o público e nós, como entrevistador e entrevistado, também. A ideia é terminar e o pessoal ficar satisfeito", falou Eduardo, que se encontra com vários tipos de atletas: desde os mais tímidos aos extrovertidos.

"Quando eu tenho um entrevistado que já conheço há muito tempo, eu até brinco: 'Esse programa eu não sei para onde vai. Mas existem os que chegam tímidos, mas depois, ele vai se soltando e começa a se divertir também. O Igor Gomes, por exemplo, comecei falando: 'Eu estou sentindo que quando terminar a entrevista, a gente não se conhece ainda, mas vamos ficar muito amigos'. Aí quebra um pouco do gelo e a entrevista flui. E nunca teve alguém que se decepcionou, todos saem alegres", exaltou o apresentador.

Eduardo contou como se prepara para as gravações do programa. Justamente para conseguir criar esse clima de descontração, o repórter assiste a inúmeras entrevistas do futuro convidado, pesquisa por histórias e conversa com outros jogadores que são amigos em comum.

Eduardo de Meneses terá mais uma novidade

Desde que se formou, Eduardo trabalhou como repórter responsável pela cobertura diária de clubes. Foram 20 anos nesta posição, dez deles acompanhando o Palmeiras. As entrevistas bem-humoradas acabaram o direcionando para a nova fase que ele vive nos canais ESPN e Fox Sports.

O apresentador também está no comando de outra nova atração: o "Estamos de Olho". "Faz parte do meu movimento. Eu era repórter do dia a dia e agora fico disponível para outras coisas. Além disso, é uma mudança da ESPN, que procura por um conteúdo diferente. O 'E' da ESPN é de entretenimento, e pouca gente sabe disso. A ideia era intensificar isso e ter o público jovem conosco", explicou.

"A ESPN decidiu apostar nisso e o 'Estamos de Olho'. É um programa de reações, com brincadeirinhas sutis e tudo mais. É uma atração que vai mudando porque cada edição aborda um assunto. Vamos brincar com a imagem. É um conteúdo para o digital e que vai estar à disposição para a galera se divertir. Vai ter muito da relação com o torcedor e vai ser bem legal. Aprendo todos os dias", acrescentou.

Embed c/ autoplay: