Topo

Estudioso, Abel Ferreira mostra livro de Telê Santana: 'Aprendo com todos'

Abel Ferreira mostra livro de Telê Santana - Reprodução / SporTV
Abel Ferreira mostra livro de Telê Santana Imagem: Reprodução / SporTV

Do UOL, em São Paulo

16/03/2021 16h40

Campeão da Copa Libertadores e da Copa do Brasil pelo Palmeiras, o técnico Abel Ferreira foi o convidado da edição de hoje do 'Seleção Sportv'. O comandante português ganhou período de férias após o término da última temporada e está em Portugal aproveitando o descanso com a família.

Abel Ferreira revelou ser um estudioso do futebol. O treinador do Verdão revelou que mandou comprar livros de Marcelo Gallardo, técnico do River Plate, antes do duelo pela Libertadores para entender os conceitos do comandante argentino.

Além de rasgar elogios a José Mourinho, grande inspiração do treinador do Palmeiras, ele afirmou ter lido as obras de Guardiola, Jurgen Klopp e Telê Santana. Para ele, a qualidade dos treinadores está na disseminação da informação.

"Eu tenho aqui em casa um livro do Telê Santana. Comprei quando estive no Brasil. Nós podemos aprender com todos os treinadores. Não só os portugueses. Eu gosto muito do Klopp que é alemão, do Guardiola que é espanhol, gosto muito do Mourinho que é português. Há grandes treinadores em todo mundo. O treinador português compartilha conhecimento. Nós não nos fechamos. Se eu guardar o que sei, nunca vou aprender mais. Então fazemos muita troca de informações e conhecimento. Dentro de campo, lutamos até a morte para vencer nossos rivais. Mas fora de campo existe um grande respeito entre nós e curiosidade de questionar o que os outros treinadores fazem que dão resultado", disse Abel Ferreira.

O técnico do Verdão disse que apesar do sucesso dos treinadores portugueses pelo mundo, há muita qualidade entre os brasileiros. No entanto, a literatura do jogo de futebol é ainda pequena no Brasil.

"Muitos brasileiros treinavam em Portugal. Eu fui jogador do Paulo Autuori. Os treinadores portugueses não são melhores que os outros, mas nós temos muito compartilhamento de conteúdo. Nós dividimos conhecimento. E temos muita literatura em Portugal. Temos livros aqui de quase todos treinadores portugueses. No Brasil, não temos", finalizou.