Topo

Abel Ferreira diz que Mourinho é principal referência: 'Devemos tudo a ele'

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, em entrevista ao "Seleção SporTV" - Reprodução / SporTV
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, em entrevista ao 'Seleção SporTV' Imagem: Reprodução / SporTV

Do UOL, em São Paulo

16/03/2021 15h43

Campeão da Copa Libertadores e da Copa do Brasil pelo Palmeiras, o técnico Abel Ferreira foi o convidado da edição de hoje do 'Seleção Sportv'. O comandante português ganhou período de férias após o término da última temporada e está em Portugal aproveitando o descanso com a família.

Após o sucesso de Jorge Jesus no Flamengo, Abel foi mais um português que conquistou títulos importantes no futebol brasileiro. Para o comandante do Verdão, os treinadores portugueses devem agradecer a José Mourinho. Segundo Abel, o treinador do Tottenham (ING) foi o responsável pelo surgimento de tantos treinadores portugueses.

"É difícil ter que atravessar o Atlântico, em um país que um português foi lá e ganhou tudo como Jorge Jesus. A nossa maior referência, que na minha opinião, devemos tudo a ele, que é o Mourinho. O Mourinho para mim é maior referência para os treinadores portugueses porque ganhou tudo em diversos clubes de diferentes tamanhos. Um cara vitorioso que jogou de diferentes formas em todos os clubes por onde passou", disse Abel Ferreira.

O técnico do Palmeiras rasgou elogios a José Mourinho e afirmou que a literatura é o instrumento para o aprimoramento do conhecimento.

"O Mourinho é a maior referência para todos nós treinadores portugueses. Foi o primeiro a conquistar coisas grandes, o primeiro a abrir as portas. Posso te dizer que quando casei, levei três livros do Mourinho debaixo do braço. Minha esposa me perguntou o que está fazendo com esses livros? Você não vai ter tempo para estudar nem para ler. Nessa altura, eu ainda era jogador. Mas ficava me perguntando o que esse treinador tem que todo mundo fala? Todos falavam muito bem sobre ele. Falavam que ele sabia tudo dos adversários, estudava todas as táticas dos adversários. Ele leva pessoas para ver os treinos dos adversários. E fiquei muito curioso. Eu ligava para os meus amigos que jogavam no Porto e questionava o que ele tinha de tão diferente. Me diziam que parecia que ele era o Pelé dos treinadores. Ele fazia dos jogadores melhores do que eles eram. Nós, treinadores portugueses, conversamos muito. Compartilhamos conhecimento", comentou.

Abel Ferreira confidenciou que ao ler o livro de Marcelo Gallardo, técnico do River Plate, descobriu conceitos que não havia pensado até então. O treinador do Palmeiras aplicou um dos conceitos de Gallardo no confronto entre Palmeiras e Corinthians, que terminou com a vitória por 4 a 0 sobre o maior rival.

"Vou contar uma coisa que vocês não sabem. Quando fomos enfrentar o River Plate, nós compramos o livro do Gallardo. Para entender o que ele pensa e não faltar nada. Tinha conteúdo demais. Enquanto estava estudando, estava aprendendo. E quando enfrentamos o Corinthians, em casa, utilizei um dos conceitos do Gallardo. Utilizei um dos movimentos que estavam ali descritos que fazia muito sentido na minha cabeça. Pela marcação individual, fazendo esses movimentos, abriria espaço por dentro. Gostei e encaixei na nossa equipe", finalizou.