Topo

PVC se irrita com Doria ao falar de paralisação: "Esse governo é mentiroso"

PVC, comentarista do Grupo Globo - Reprodução/SporTV
PVC, comentarista do Grupo Globo Imagem: Reprodução/SporTV

Do UOL, em São Paulo

12/03/2021 14h56

O governo de São Paulo anunciou na última quinta-feira (11) a restrição completa de atividades esportivas coletivas, incluindo partidas de futebol, no estado. A medida faz parte da fase emergencial do Plano São Paulo, com mais restrições no combate à pandemia da covid-19. Desta forma, o Paulistão será paralisado a partir da próxima segunda-feira (15). A fase emergencial vai de 15 a 30 de março.

No entanto, os centros de treinamentos dos clubes de São Paulo continuarão abertos e funcionando normalmente.

Comentarista do Grupo Globo, Paulo Vinícius Coelho fez duras críticas ao governador João Doria. PVC não opinou sobre a medida imposta na tarde ontem, entretanto, afirmou que nenhum dos critérios adotados pelo governo do estado de São Paulo fez com que o número de casos e óbitos diminuíssem.

"O governo de São Paulo, Presidente da República e instituições fracassaram. O governador João Doria, 17 dias das eleições disse que não implementaria mais medidas restritivas, um dia após as eleições ele fechou o comércio. Esse governo é mentiroso. Eu só quero que digam a verdade. Se colocarem a meta e as medidas para diminuirmos os casos e mortes, todos nós vamos aplaudir. O que não pode é mentir, colocar metas que ninguém cumpre e a gente chegar a esse nível da pandemia no Brasil. Batendo recordes com mais de um ano dela entre nós", disse o comentarista.

Apresentador do 'Seleção Sportv', André Rizek questionou a proibição de competições esportivas ao passo que os centros de treinamentos continuarão em pleno funcionamento. Para Rizek, o ambiente do futebol não apresenta a segurança que os protocolos deveriam exigir.

"A contaminação acontece no futebol. Dizer que esse é um ambiente seguro é uma falácia. No Brasil, foram 320 casos na última temporada e na Europa foram 950 casos positivos. Ainda que poucos deles tenham evoluído para um quadro mais grave, é um problema que mesmo com o futebol tendo, em tese, ambientes controlados, a contaminação continua acontecendo. Eu continuo sem entender a coerência das medidas que foram impostas pelo governo de São Paulo. Os parques a céu aberto estão fechados para população, enquanto os centros de treinamentos dos clubes estão abertos. Os jogadores de futebol são seres mais privilegiados que o restante da população?", questionou o apresentador.

O estado de São Paulo apresenta 53 cidades com 100% de ocupação dos seus leitos de UTI, em uma demonstração prática da escalada da pandemia da covid-19. Com o aumento crescente no número de novos internados, o estado tem 87,6% de ocupação dos leitos de terapia intensiva dedicados à doença, enquanto na Grande São Paulo essa taxa é de 86,7%. Os índices são os mais altos já apresentados pelo estado durante a pandemia.