Topo

Presidente da Ferj diz que CBF pediu Paulista no Rio de Janeiro

Rubens Lopes falou sobre consulta por Paulista no Rio  - Divulgação/Ferj
Rubens Lopes falou sobre consulta por Paulista no Rio Imagem: Divulgação/Ferj

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/03/2021 18h45Atualizada em 11/03/2021 19h23

Em meio ao cenário de indefinição que cerca a continuidade do Campeonato Paulista e a ideia de que eventualmente seus jogos possam ser remarcados para o Rio de Janeiro, Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), disse não veria empecilhos para essa transição. O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, porém, descartou esta hipótese "por conta do avanço da covid no estado".

Lopes contou que foi procurado por Rogério Caboclo, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e também por Reinaldo Carneiro Bastos, mandatário da Federação Paulista de Futebol (FPF). O dirigente fluminense, no entanto, disse que o plano depende do aval das autoridades locais.

"Fui procurado pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, e pelo presidente da federação paulista, Reinaldo Bastos, sobre a possibilidade de receber no estado os jogos da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista. Desportivamente, não vejo nenhum obstáculo", disse Lopes.

A ideia de levar o Paulistão a estádios do Rio de Janeiro ainda era embrionária e dependeria primeiramente de um aval do governo fluminense. Um segundo passo seria um acordo entre os clubes paulistas e a FPF nesse sentido. Nesta tarde, as partes começaram a discutir o cenário. "O protocolo 'Jogo Seguro' é referência. Entretanto, eu não posso fazer nada sem comunicação ou ciência do governador e do prefeito", acrescentou Rubens.

Ainda que de forma preliminar, a Ferj entende que teria sete estádios aptos a receber partidas do torneio vizinho. Esses detalhes, contudo, só irão avançar se a questão da transferência progredir.