Topo

Mauro Cezar fora da ESPN: o que se sabe sobre futuro do comentarista

Gabriel Vaquer

Do UOL, em Aracaju

06/01/2021 04h00

O jornalista Mauro Cezar Pereira anunciou sua saída da ESPN Brasil no último dia 2. A notícia mais surpreendente do mundo da TV esportiva neste início de 2021 pegou fãs de surpresa e deixou uma pergunta no ar: para qual canal irá o comentarista? Por ora, nenhum. E apenas uma certeza: seu blog continuará no UOL Esporte.

O comentarista de 57 anos deixou a o Grupo Disney após 16 anos de serviços prestados por não concordar com a cláusula de exclusividade exigida pela empresa. Além do UOL, ele também poderá ser visto no You Tube e lido nos jornais "O Estado de São Paulo" e "Gazeta do Povo".

Após a saída da ESPN Brasil, Mauro Cezar só apareceu na televisão uma vez. Foi no último domingo (3), quando foi convidado para participar do programa "Terceiro Tempo", na Band. Desde então, ele tem feito muito conteúdo para a internet. A televisão não é descartada. Globo e Band se interessam pelos serviços do profissional.

O UOL Esporte conta agora para você o que se sabe, até agora, do futuro profissional de Mauro Cezar Pereira:

Por que Mauro saiu da ESPN?

Mauro Cezar Pereira deixou a ESPN após 16 anos por não concordar com uma cláusula de exclusividade imposta pela Disney nas renovações de contrato desde o ano passado. Se ficasse na empresa, Mauro teria que abrir mão de diversos projetos na internet, por mais que tenha recebido uma proposta interessante da ESPN Brasil.

Onde encontrar Mauro Cezar?

Em seu blog no UOL Esporte, claro, e com suas participações no podcast "Posse de Bola", junto com Juca Kfouri, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi nas segundas e sextas. Ele também tem um canal no YouTube, onde lançou recentemente seu clube de membros. Mauro também escreve para os jornais Gazeta do Povo e Estadão.

Mauro na Globo?

A Globo é a que está mais avançada no interesse de fechar com Mauro Cezar Pereira. A emissora sondou o jornalista e gostaria de contar com seus serviços no Sportv. No entanto, uma proposta formal ainda não foi realizada. O grande problema a ser resolvido é a exclusividade de imagem. A Globo, assim como a Disney, exige que seus contratados só atuem em veículos do grupo na grande maioria dos casos —um exemplo é Paulo Vinícius Coelho, ex-colega de Mauro Cezar na ESPN.

Uma solução seria Mauro Cezar ganhar um valor fixo por evento. Arnaldo Ribeiro, que atua no "Seleção Sportv", está na emissora neste esquema. Outro nome grande que também atua neste modelo é o comentarista Paulo César Vasconcellos.

Band é uma possibilidade?

Na Band, executivos esportivos gostam da ideia de Mauro ser contratado. Porém, até o momento, sequer uma sondagem foi feita para se falar da possibilidade.

Focado nos projetos em curso, Mauro Cezar Pereira evitou dar mais detalhes sobre possibilidades futuras. Procurada pela reportagem, a Band também optou pelo silêncio. A Globo não respondeu sobre as sondagens que fez ao comentarista até o fechamento desta matéria.