Topo

SBT marca maior Ibope em dois anos com Palmeiras em SP e atinge 18 pontos

Rony e Luiz Adriano comemoram gol do Palmeiras na semifinal da Libertadores contra o River Plate - Juan I. Roncoroni ? Pool/Getty Images
Rony e Luiz Adriano comemoram gol do Palmeiras na semifinal da Libertadores contra o River Plate Imagem: Juan I. Roncoroni ? Pool/Getty Images

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju (SE)

05/01/2021 23h55

A audiência do SBT com a Copa Libertadores desencantou em São Paulo. Pela primeira vez desde que passou a exibir a competição, em setembro de 2020, o canal de Sílvio Santos chegou ao segundo lugar do Ibope na capital paulista. Mais que isso: Palmeiras 3 x 0 River Plate conseguiu até incomodar a Globo na noite de terça-feira (5), ficando perto da liderança ao atingir pico de 18 pontos. A partida foi narrada por Téo José, com comentários de Mauro Beting e do ex-lateral Jorginho.

Segundo dados prévios de audiência, obtidos pelo UOL Esporte, o jogo marcou 16 pontos de média com picos de 18 com a bola rolando, entre 21h30 e 23h23 (de Brasília). Com isso, o SBT alcançou 3,6 milhões de indivíduos somente na maior região metropolitana do país. No mesmo horário, com a novela "A Força do Querer" e o "Festival Ano Novo", a Globo obteve 25 pontos em média. A Record, com as novelas "Amor Sem Igual" e "Jesus" e o "Cine Record Especial", marcou 7 pontos.

No primeiro tempo, a partida foi bem para os padrões do SBT. Depois do primeiro gol marcado por Rony, atingiu picos acima de 17 pontos —a média foi de 15 pontos, contra 8 da Record e 27 da Globo. No segundo tempo, a média subiu para 17, com picos de 18 — por volta de 39 minutos da segunda etapa, a emissora paulista ficou a apenas um ponto da Globo, com 19 x 18. A emissora carioca teve média de 22 pontos no período. A Record, 6. O SBT havia registrado índices parecidos pela última vez em agosto de 2018, com a novela "As Aventuras de Poliana".

Além de São Paulo, River Plate x Palmeiras foi vice-líder no Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Em Brasília, o jogo liderou no segundo tempo após "A Força do Querer", atingindo picos de 16 pontos contra 12 da Globo.

O jogo de volta será realizado na próxima terça-feira (12), também às 21h30 (horário de Brasília). O time alviverde pode perder por até dois gols de diferença que estará classificado para final do Maracanã no próximo dia 30 de janeiro. A outra semifinal da Libertadores é disputada entre Santos e Boca Juniors, que fazem hoje, às 19h15, também em Buenos Aires, o primeiro jogo do duelo.