Topo

Narrador fará "maratona" de jogos em meio a crise de covid-19 na Globo

Bruno Fonseca: narrador fará dois jogos na mesma noite nos canais Globo - Reprodução/Twitter
Bruno Fonseca: narrador fará dois jogos na mesma noite nos canais Globo Imagem: Reprodução/Twitter

Gabriel Vaquer

Do UOL, em Aracaju

05/12/2020 14h00

Com um desfalque recorde de narradores em seu elenco esportivo por causa do aumento de casos da covid-19, a Globo viverá um drama nos próximos dias. Na divulgação das escalas de seus jogos que fará até a próxima terça-feira (8), a emissora teve que colocar o narrador Bruno Fonseca para viver uma verdadeira "maratona" neste sábado (5). Além disso, para reforçar as transmissões no Premiere, a TV se viu obrigada a escalar Sérgio Maurício, titular de automobilismo do Sportv, em uma partida de futebol após quatro anos.

Bruno Fonseca fará dois jogos em um espaço de seis horas - algo completamente sem precedente na emissora antes do surto das última semana. Primeiro, ele transmite no Sportv a partida entre CSA e América Mineiro, a partir das 18h30 (horário de Brasília), juntamente com Ricardo Gonzales e Ricardo Amaral, pela Série B do Brasileirão. Após o fim da partida, Fonseca só terá pouco mais de uma hora para descansar. Às 22h, ele fará Cuiabá x Botafogo-SP, também pela segunda divisão nacional, ao lado de Marcelo Raed e Israel Prates.

É fato raríssimo um narrador fazer dois jogos em sequência nos canais Globo. Isto aconteceu na semana passada, quando Júlio Oliveira acabou transmitindo neste esquema os confrontos entre CSA x Ponte Preta e Atlético Goianiense x Internacional, por que Luiz Carlos Jr acabou testando positivo para a covid-19 no mesmo dia que estava escalado para a partida do Colorado gaúcho e do Dragão goiano.

Sérgio Maurício de volta ao futebol após quatro anos

Outro ponto que chama a atenção é a entrada do narrador Sérgio Maurício na escala de futebol. Um dos nomes mais antigos do Sportv, contratado desde sua fundação no início dos anos 90, Maurício é o titular de transmissões do automobilismo do canal esportivo da Globo - neste fim de semana, narrará a Fórmula 1, por exemplo. Fora dessa área, ele normalmente faz jogos de vôlei e competições olímpicas no Sportv2 e Sportv3.

Só para se ter uma ideia da raridade, a última vez que ele foi escalado para uma partida de futebol foi em novembro de 2016. Devido as baixas, Sérgio Maurício estará em Cuiabá x Vitória, pela Série B do Campeonato Brasileiro, na próxima terça (8), com Carlos Eduardo Lino e Israel Prates, a partir das 21h30. Se não houver recuperação de contratados, Sérgio Maurício poderá fazer outros jogos nos próximos dias, se for requisitado.

Número de casos de covid-19 cresceu na Globo

Com o crescimento do número de casos da covid-19, a Globo passou a ter um recorde de narradores fora do ar. Ao todo, são seis nesta situação. Galvão Bueno, Milton Leite, Jota Júnior, que estão fora por serem do grupo de risco da doença - estes só devem voltar com uma vacina aprovada, em 2021. Gustavo Villani, Eduardo Moreno e Luiz Carlos Júnior testaram positivo nos últimos dias e só retornam após um exame PCR der negativo para a doença.

Nos bastidores, a Globo trabalhou para reforçar os protocolos de segurança e diminuir o número de pessoas em sua redação, no Rio de Janeiro. As duas edições do jornal "Sportv News", apresentadas por Janaina Xavier, foram canceladas. Carlos Cereto, que faz o "Seleção" juntamente com André Rizek, passou a entrar remotamente de casa. No "Troca de Passes", Karine Alves não tem mais a companhia de um comentarista na bancada.

A emissora requisitou para os seus profissionais que precisam trabalhar presencialmente com frequência, e que não foram acometidos pela doença, para que só saiam em casos extremos, para que os jogos ao vivo possam ocorrer normalmente e sem sobrecarga de nomes.