Topo

Fla eliminado: SBT bate recorde, mas ainda perde para Globo. Veja números

Pedro consola Arão após volante do Fla perder pênalti contra o Racing - EFE/Antonio Lacerda POOL
Pedro consola Arão após volante do Fla perder pênalti contra o Racing Imagem: EFE/Antonio Lacerda POOL

Gabriel Vaquer

Do UOL, em Aracaju

03/12/2020 00h01

A eliminação do Flamengo nas oitavas de final da Libertadores na noite de ontem (1) - derrota nos pênaltis para o Racing (ARG) -, o SBT registrou bons números para os seus padrões. A transmissão da partida válida pelas oitavas de final da Libertadores marcou o recorde nacional de audiência da emissora desde que o torneio chegou na casa de Silvio Santos, em setembro. Ainda assim, no entanto, o canal ficou bem atrás da Globo. A exceção foi nas três capitais que são redutos flamenguistas: Brasília, Manaus e Vitória.

Segundo dados consolidados, obtidos pelo UOL Esporte, no Painel Nacional de Televisão (PNT) medido pelo Ibope nas 15 principais metrópoles do Brasil, a partida narrada por Téo José, com comentários de Jorginho e Mauro Beting, marcou 11,5 pontos de audiência na média nacional. No mesmo horário, a Globo fechou com 23,4 e a Record, com novelas e o reality show "A Fazenda 12", com 8,4. Se a tendência for seguida, o jogo será a maior audiência nacional do SBT na semana.

A cidade que deu a maior vantagem de Ibope para a partida em todo o país foi a capital do Amazonas. Em Manaus, Racing x Flamengo fez 26,7 pontos de média. A Globo ficou em segundo com 20,2 e a Record obteve 3,8 pontos. A liderança também veio em Vitória, no Espírito Santo, com 20,3 pontos contra 17,3 pontos da Globo.

Por fim, Brasília completou o trio de lideranças para o canal de Silvio Santos. Na capital federal, o empate fora de casa do Flamengo marcou 17,6 pontos contra 14,8 da Globo e a Record conseguiu 6,0. Em outras capitais, não houve vitória, mas uma vice-liderança com números robustos para os padrões do SBT.

No Rio de Janeiro, a cidade mais interessada no jogo, a partida marcou 18,7 pontos com picos de 25, assegurando o segundo lugar. A Globo venceu o time mais popular da cidade pela primeira vez desde que a Libertadores passou a ser exibida pela sua concorrente e conseguiu 23,9 pontos, mantendo a liderança. Na disputa de pênaltis que definiu o futuro dos dois times, o SBT ganhou com larga vantagem: 24 pontos de média com picos de 25 contra 12 da Globo e 11 da Record.

Os piores resultados foram em Campinas e Belo Horizonte. Na cidade do interior paulista, foram 4,5 pontos. Na capital mineira, o jogo marcou 6,2 pontos. Salvador também deu uma audiência ruim ao jogo: 6,7 pontos. Sem o Flamengo para bombar seus números pelo país, a aposta agora é que o Palmeiras, que tem uma chave fácil na competição, chegue em fases mais agudas.

Veja os números totais em todo o Brasil de Flamengo x Racing:

PNT (média nacional): 11,5

São Paulo: 8,2

Rio de Janeiro: 18,7

Brasília: 17,6

Manaus: 26,7

Vitória: 20,3

Fortaleza: 16,4

Goiânia: 14,4

Belém: 13,7

Florianópolis: 8,5

Salvador: 6,7

Curitiba: 7,3

Porto Alegre: 7,2

Recife: 7,0

Belo Horizonte: 6,2

Campinas: 4,5.