Topo

Neto diz que futebol o impediu de ser racista e já defendeu vizinho

Neto diz que futebol o impediu de ser racista - Reprodução/YouTube
Neto diz que futebol o impediu de ser racista Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/11/2020 10h34

Apresentador da Band, Neto acredita que a carreira como jogador de futebol o impediu de ser racista. Em seu canal no YouTube, o ex-atleta exaltou os movimentos antirracistas e recordou um episódio envolvendo seu vizinho, que é negro. Na ocasião, perguntaram a Neto se o amigo era seu segurança.

"O futebol me trouxe uma coisa muito legal: não ser racista. Ele me ensinou muitas coisas que, hoje, a gente não vê. (...) Eu estava com o meu vizinho e um conhecido meu me chamou para ir num churrasco na casa dele. Quando eu cheguei, perguntaram se o meu vizinho era meu segurança. 'Só porque ele é preto? Quem falou para você que ele é meu segurança? Você está sendo racista'. O cara ficou constrangido comigo", contou Neto.

O ex-jogador também usou situações do dia a dia, como uma ida ao shopping, para ilustrar o racismo no Brasil. Para ele, porém, o preconceito racial está presente no mundo todo.

"Falar do racismo é uma coisa muito f***, porque, se você entre no Shopping Cidade Jardim, quantos negros estão fazendo compras? Se você olha dentro das lojas, quantos negros trabalham? Então, pera um pouquinho, qual a oportunidade que o mundo dá para os negros? Nós estamos aqui dentro da sala e não tem um negro, e a gente não enxerga isso, porque parece uma coisa natural, e não é. Nós somos um país racista. O mundo é racista. As pessoas são racistas. Hoje, eles estão brigando muito por isso, e eu acho muito legal", falou Neto.

"As oportunidades para os negros filhas da p*** que se um negro for no supermercado e roubar alguma coisa, ele não tem como reagir e já é preso. Se for um branco, é diferente. Se você for nos presídios, que eu já fui para jogar bola, 95% são negros. Não é possível que só tem ladrão negro", completou.