Topo

Libertadores no Facebook: Grêmio vence Inter em disputa por audiência

Lance do duelo entre Grêmio e América de Cali - Jeferson Guareze/Conmebol
Lance do duelo entre Grêmio e América de Cali Imagem: Jeferson Guareze/Conmebol

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

22/10/2020 23h37

Pelo menos neste ano, o Grêmio segue invicto em Gre-Nais contra o Internacional. Nesta quinta-feira (22), com jogos disputados no mesmo horário pela Libertadores da América e transmitidos pelo Facebook a partir das 21h30, o Tricolor gaúcho angariou mais público e venceu a disputa particular na audiência contra o Colorado. A vitória foi com certa vantagem. Dos 96 minutos de disputa, o Grêmio venceu em 93. O Internacional só levou a melhor em 3 minutos, já no fim do segundo tempo.

No monitoramento realizado pelo UOL Esporte, Grêmio x América de Cali (COL) manteve uma diferença entre 45 e 70 mil telespectadores em média contra Universidad Católica (CHI) x Internacional durante grande parte da partida. O jogo do Imortal foi narrado por Jorge Iggor, com comentários de Alê Oliveira e reportagens de Aline Nastari. A partida fora de casa do Inter teve comando de André Henning com avaliações de Vitor Sérgio Rodrigues - e sem repórter local pelo jogo ser no Chile.

No primeiro tempo, de jogo, o máximo de audiência obtida pela partida em Porto Alegre foi de 504,3 mil telespectadores, um índice bastante respeitável para transmissões ao vivo na rede social de Mark Zuckenberg. Já a disputa no Chile não picou nem 450 mil pessoas e chegou ao máximo de 449,2 mil visualizações simultâneas. Somadas, em seus melhores momentos na etapa inicial, os times do Rio Grande do Sul alcançaram 953,5 mil espectadores.

Já nos 45 minutos decisivos, o Grêmio chegou a ampliar sua vantagem, até por circunstâncias do jogo, que contou até com um gol contra que deu vantagem ao clube colombiano. No momento da cobrança de pênalti perdida por Robinho na capital gaúcha, o jogo chegou a marcar quase 100 mil telespectadores de diferença contra a partida do Internacional - 477 mil pro Grêmio contra 384 mil para o Inter, uma margem de 93 mil espectadores no Facebook.

Também na etapa final, o Internacional atingiu sua máxima de audiência: 485,7 mil espectadores ao mesmo tempo. Por três minutos, o Colorado chegou a superar o Grêmio, mas com uma diferença menor. Em seu momento de máxima, o Inter só abriu 9 mil visualizações para o Grêmio. Após o fim da partida do Inter, com um fim de jogo maluco com direito a pênalti e indo até 100 minutos, Grêmio x América de Cali marcaram o pico máximo da transmissão e atingiram 516,3 mil espectadores em tempo real.

Outro fato curioso é que, quando ocorria um fato importante na partida concorrente, era observada um aumento de audiência em uma, e uma notória queda nos números em outra. Um exemplo disso é que, no gol do Internacional, a audiência do Grêmio caiu cerca de 14 mil espectadores, enquanto a partida colorada subia algo na casa dos 20 mil. Isso prova que muita gente zapeava entre as partidas para ver os lances importantes e decisivos.

Veja os picos de audiência simultânea das partidas de Grêmio e Internacional no Facebook:

Pico Grêmio 1º tempo: 504,3 mil
Pico Grêmio 2º tempo: 516,3 mil

Pico Inter 1º tempo: 449,2 mil
Pico Inter 2º tempo: 485,7 mil