Topo

Gaciba vê 100% de acerto na rodada e críticas que 'passaram do ponto'

Leonardo Gaciba diz que críticas à arbitragem foram do tom - Reprodução
Leonardo Gaciba diz que críticas à arbitragem foram do tom Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/10/2020 20h14

Presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Leonardo Gaciba acredita que as críticas à arbitragem no último fim de semana "passaram do ponto". Para o ex-árbitro, houve acerto em todas as decisões técnicas da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em coletiva após derrota do Grêmio para o Santos por 2 a 1, o técnico Renato Gaúcho reclamou do trabalho do árbitro de vídeo. Já Alexandre Campello, presidente do Vasco, afirmou que o time foi "garfado" em clássico contra o Flamengo, com vitória rubro-negra por 2 a 1.

"De todas as situações deste fim de semana, eu vejo acerto técnico em todas as decisões da arbitragem. Todas. 100% acerto técnico. (...) Algumas pessoas fugiram do prumo do debate técnico, da crítica técnica, e eu acho que aí é momento do presidente da Comissão de Arbitragem vir aqui e dizer: os árbitros brasileiros estão trabalhando para fazer o melhor possível dentro do campo de jogo", disse Gaciba em entrevista ao "Futebol na Veia", da ESPN.

"Críticas construtivas, por favor, a gente faz questão de receber, porque quem achar que é perfeito está no mundo errado. Alguns passaram do ponto, alguns erraram, alguns não foram felizes nas suas declarações no final de semana. Existem profissionais do outro lado que merecem o respeito de vocês", completou.

O ex-árbitro destacou a "transparência total" da entidade, assim como o uso da "mesma medida" para todos os clubes.

"Todos os clubes de futebol do Brasil que até hoje solicitaram ver ou ouvir qualquer tipo de decisão que foi feito pelo árbitro de vídeo foram recebidos pela Comissão de Arbitragem da CBF com transparência total, mostrando exatamente como é feito. Essa tecnologia (linha de impedimento) é a mesma utilizada na Copa do Mundo", falou Gaciba.

"Nós precisamos acreditar no árbitro de vídeo não só quando ele traz benefício para a sua equipe, mas acreditar no árbitro de vídeo quando ele toma as decisões de forma correta e segue o protocolo internacional da Internacional Board. (...) O critério é o mesmo para todos. A mesma medida é utilizada para todos os clubes envolvidos", seguiu.