Topo

Narradores da Disney voltam ao estúdio após 6 meses transmitindo de casa

Paulo Andrade: narrador da ESPN voltará a fazer transmissões nos estúdios da emissora - ESPN
Paulo Andrade: narrador da ESPN voltará a fazer transmissões nos estúdios da emissora Imagem: ESPN

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

02/10/2020 20h45

Após seis meses e meio sem qualquer uso de seus estúdios em São Paulo e no Rio de Janeiro, os canais esportivos da Disney vão voltar a ter transmissões na ESPN Brasil e no Fox Sports usando essa estrutura. Narradores da emissora vão se deslocar para as sedes dos canais para comandarem partidas consideradas de grande alcance de audiência, em nome da qualidade para o telespectador.

A informação foi confirmada pela Disney ao UOL Esporte. Isso não significa, por enquanto, um "ensaio" para o retorno de programas de debate e de entretenimento, salvo alguma queda drástica no número de casos de covid-19 no Brasil. O retorno começou gradualmente, nesta semana, com as finais da NBA, além de jogos grandes de La Liga e Premier League. Jogos considerados menores continuam sendo realizados com todos os profissionais em casa.

Um exemplo: todos os jogos das finais da NBA serão realizados em estúdio, com Rômulo Mendonça em São Paulo. Jogos do Real Madrid e Barcelona também serão feitos neste modelo. Clássicos da Inglaterra também terão, por exemplo, Paulo Andrade na sede da ESPN Brasil. O mesmo vale para o Fox Sports. João Guilherme irá ao prédio da emissora, no Rio de Janeiro, para comandar compromissos da Libertadores com potencial grande de Ibope.

No entanto, para evitar maior exposição dos funcionários, comentaristas seguem entrando nas transmissões de suas respectivas casas, através de plataforma na internet. Para a Disney, é mais importante ter o narrador no estúdio porque, se o sinal do comentarista cair, não existe mais risco de uma transmissão sem qualquer tipo de voz.

Apesar da realização de alguns eventos com narração dos estúdios dos canais ESPN e Fox Sports, o número de profissionais será bem menor do que BandSports e SporTV, concorrentes diretas, estão usando para colocar suas atrações no ar diariamente. A Disney terá menos de 5% da operação dos canais trabalhando presencialmente nos prédios, o que não corresponde a um total de 20 funcionários.

Mesmo com eventuais falhas técnicas e impossibilidade de maiores recursos com o uso da estrutura da televisão, a Disney avalia de forma positiva os esforços das equipes em ESPN e Fox Sports para a realização de programas e transmissões ao vivo com equipes remotas. A audiência também foi considerada satisfatória durante esse tempo, principalmente com eventos.