Topo

Seleção, F1 e Paloma Tocci: os possíveis próximos passos do SBT no Esporte

Paloma Tocci: apresentadora está no alvo do SBT para apresentar programa esportivo - Reprodução/Band
Paloma Tocci: apresentadora está no alvo do SBT para apresentar programa esportivo Imagem: Reprodução/Band

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

27/09/2020 04h00

Mesmo com a saída do jornalista Roberto Cabrini em comum acordo e prevendo demissões no último trimestre do ano em algumas áreas, o SBT quer continuar investindo em transmissões esportivas. Hoje o assunto é tratado como a principal prioridade da emissora de Silvio Santos. O seu dono, inclusive, deu autorização para o vice-presidente da emissora, José Roberto Maciel, ir atrás de outros direitos de transmissão para o canal exibir. Profissionais também estão sendo indicados para aumentar o núcleo de esportes.

Hoje, o Esporte virou uma coqueluche no SBT porque a emissora percebeu uma forma de dar audiência e garantir faturamento, com uma mudança de foco importante. Para acostumar mais seu público a acompanhar eventos e debates esportivos na emissora, nas próximas semanas, estão garantidos o lançamento de um programa esportivo que está sendo formatado, além de novos eventos que podem chegar a depender de negociações.

Tópico por tópico, o UOL Esporte vai explicar para o telespectador quais as próximas oportunidades de mercado que o SBT pode aproveitar e fatos que serão confirmados nos próximos dias em relação ao projeto esportivo da emissora, que de fato é mais sólido do que se imaginava por parte do público.

Eventos que o SBT está de olho no mercado

1) Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022

Neymar - Roslan RAHMAN / AFP - Roslan RAHMAN / AFP
Neymar comemora durante jogo da seleção brasileira> SBT quer jogos das Eliminatórias da Copa
Imagem: Roslan RAHMAN / AFP

O SBT percebeu uma nova oportunidade de mercado, como aconteceu com a Libertadores da América neste ano. A emissora de Silvio Santos consultou a Conmebol sobre como poderia adquirir os direitos de transmissão de oito jogos fora de casa do Brasil, que estão disponíveis no mercado. Confrontos em casa da Seleção Brasileira, além da partida contra a Argentina na casa dos hermanos, estão garantidos com transmissão na Globo.

Mas a Seleção tem jogos interessantes que o SBT entende que seria uma boa - partidas contra Uruguai, Paraguai e Colômbia, por exemplo. A Conmebol disse que os direitos são negociados pelas federações, mas como recebeu diversas reclamações de TVs sobre a dificuldade de negociar, a entidade sul-americana está negociando a venda em unidade e com pacotes específicos. É neste contexto que o SBT espera orientações para continuar as conversas. Mas existe uma vontade grande de exibir Seleção Brasileira depois de 22 anos - o último jogo do time principal do Brasil no canal do homem do Baú foi a final da Copa do Mundo de 1998, entre Brasil e França.

2) Fórmula 1

Lewis Hamilton - WILL OLIVER/AFP - WILL OLIVER/AFP
Lewis Hamilton com a Mercedes durante o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1
Imagem: WILL OLIVER/AFP

O canal de Silvio Santos foi uma das TVs procuradas pela Rio Motorsports, a nova dona dos direitos de transmissão da Fórmula 1 no Brasil, para conversar sobre uma parceria para exibir as corridas a partir do ano que vem. O grande ponto para a Fórmula 1 é principalmente o faturamento alto que ela representa. Só em TV aberta, a Globo, que deixou de ter os direitos este ano, faturou com patrocinadores algo na casa dos 498 milhões de reais.

É nesse dinheiro que o SBT está de olho. Mas o grande problema também são os anunciantes. Empresas que patrocinam a principal categoria do automobilismo na televisão também afirmaram à Rio Motorsports que querem continuar investindo na Fórmula 1 na TV, mas que a exibição na Globo da categoria é primordial. A emissora carioca está disposta a conversar com a empresa, da mesma forma que a Rio Motorsports considera vender à emissora, se ela aceitar novas condições. O SBT quer a F1, mas terá que lutar.

Profissionais que o SBT está de olho

1) Paloma Tocci

Uma das principais apresentadoras esportivas do país e que fez carreira na Band, a jornalista Paloma Tocci interessa, e muito, para o projeto esportivo do SBT. A ideia seria que Paloma apresentasse programas de Esporte na emissora de Silvio Santos, além de participar dos noticiários do SBT para repercutir assuntos esportivos, como já faz no canal do Morumbi. A reportagem apurou que Paloma ainda não recebeu proposta formal ou convite porque algumas questões no SBT ainda precisam ser definidas. Mas é o principal nome falado hoje pela direção para ancorar o projeto esportivo.

2) Helena Calil

Helena Calil - Reprodução/Fox Sports - Reprodução/Fox Sports
Helena Calil no Fox Sports: jornalista foi colega de Téo José e Mauro Beting no canal
Imagem: Reprodução/Fox Sports

Nome com experiência no Fox Sports e que está no DAZN atualmente, Helena Calil também foi falado pela direção da emissora de Silvio Santos. Seu nome foi indicado pela direção de esporte da emissora por dois profissionais que conhecem bem Helena e que já estão no SBT: Téo José e Mauro Beting, que foram colegas da apresentadora no Fox Sports. O trabalho visto foi aprovado pela direção, mas Helena corre por fora por ser um nome menos "midiático". De qualquer forma, existe a possibilidade.

Programas que devem estrear

1) O Melhor da Libertadores

O programa já é produzido pela Conmebol para suas TVs parceiras e é exibido, por exemplo, pelo Fox Sports em um formato que tem a ver com o canal. A ideia do SBT é exibir esse programa aos sábados, em horário a ser definido. Ele só vai sair do papel quando o canal de Silvio Santos ter uma apresentadora contratada.

2) Programa esportivo semanal para repercutir futebol

Além do "O Melhor da Libertadores", o SBT também projeta uma atração semanal para discutir futebol brasileiro durante a semana. Seria uma forma de manter o interesse do público e acostumar ele a saber que existe esporte no SBT. A ideia de horário ainda está sendo definida. No projeto, quartas, após o futebol da Libertadores ou de alguma outra transmissão, e sábados, são os dias favoritos. O que pesa contra o programa nas quartas é o que vem hoje após o futebol: o "Programa do Ratinho" é uma das atrações que mais faturam hoje no canal de Silvio Santos.