Topo

SBT prega calma com Libertadores, mas já cogita nomes de Henning e Téo José

Gabigol e Diego, do Flamengo, levantam taça da Libertadores após o título de 2019 - ALEXANDRE VIDAL/Flamengo
Gabigol e Diego, do Flamengo, levantam taça da Libertadores após o título de 2019 Imagem: ALEXANDRE VIDAL/Flamengo

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

09/09/2020 04h00Atualizada em 09/09/2020 11h19

Encaminhado para transmitir a Libertadores a partir da próxima semana, o SBT aguarda a oficialização da Conmebol a respeito de suas condições para exibir o principal torneio de clubes da América Latina. Mas, ainda que o contrato não tenha sido assinado, o que deve acontecer até o fim da semana, a emissora de Silvio Santos começa a pensar no segundo passo, refletindo sobre uma equipe de Esportes, além de patrocinadores em potencial.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, no plano que enviou para a Conmebol, o SBT entende que um núcleo esportivo para a transmissão precisa ter pelo menos 30 profissionais. Nomes do Jornalismo da emissora, com experiência no Esporte, devem ajudar na questão emergencial. Internamente, diretores estão pedindo sugestões de nomes de narradores e outros jornalistas que podem auxiliar nesse retorno.

Nessas sugestões, os dois primeiros nomes falados foram o de Téo José e o de André Henning. O primeiro foi emprestado pela Disney para narrar o Fla-Flu da final do Carioca e segue contratado da empresa americana. O segundo é o principal nome da Turner, mas chegou aos ouvidos da emissora de Silvio Santos que seu contrato está chegando ao fim - o vínculo se encerra no fim de dezembro.

Outro ponto é a questão de patrocinadores. Diretores comerciais da emissora de Silvio Santos começaram a sondar empresas do mercado, principalmente aquelas que anunciaram no Fla-Flu do Carioca em julho. As marcas estão ansiosas e deram um feedback positivo sobre o assunto, o que animou ainda mais o SBT. Mas providências oficiais só vão ser tocadas com contrato devidamente assinado com a Conmebol.

O assunto, também como a última experiência de futebol do SBT, está sendo tocado pessoalmente por José Roberto Maciel, vice-presidente da emissora paulista. O executivo chamou para si toda a responsabilidade e está cuidando de detalhes. Ele é homem de confiança do dono do SBT e bastante experiente. Por isso, tem pregado cautela e transmite isso para os seus profissionais.

O sucesso de audiência do SBT com o Fla-Flu e recentes números expressivos de outros jogos fora do Grupo Globo também geraram uma certa tranquilidade na avaliação da Conmebol de iniciar uma nova parceria. Para a confederação sul-americana, partidas em outra emissora não significarão grande queda no alcance em território brasileiro. Para o SBT, é uma grande oportunidade de mercado. Os índices da final do Carioca foram celebrados pelo canal.

Além do acordo encaminhado com o SBT, a Conmebol também pretende fechar uma parceria para o pacote de jogos de TV fechada que eram do SporTV. A intenção é que isso já esteja negociado para a reestreia da Libertadores. Ainda não há uma conversa tão avançada quanta à do canal de Silvio Santos. Disney e Band estão na disputa.

Veja os jogos antes previstos para TV aberta que o SBT pode transmitir:

Fase de grupos - Rodada 3:

16/09 - Quarta-feira - 21h30 - Bolívar (BOL) x Palmeiras

16/09 - Quarta-feira - 21h30 - Universidad Catolica (CHI) x Grêmio

Fase de grupos - Rodada 4:

23/09 - Quarta-feira - 21h30 - Internacional x Grêmio

23/09 - Quarta-feira - 21h30 - Guaraní (PAR) x Palmeiras

Fase de grupos - Rodada 5:

30/09 - Quarta-feira - 21h30 - Flamengo x Independiente del Valle (EQU)

30/09 - Quarta-feira - 21h30 - River Plate (ARG) x São Paulo

Fase de grupos - Rodada 6:

21/10 - Quarta-feira - 21h30 - Flamengo x Junior Barranquilla (COL)

21/10 - Quarta-feira - 21h30 - Palmeiras x Tigre (ARG)