Topo

Alemão - 2020/2021

Band supera Disney e espera anunciar Campeonato Alemão até o fim da semana

Robert Lewandowski, do Bayern: Band deve exibir Campeonato Alemão - Getty Images
Robert Lewandowski, do Bayern: Band deve exibir Campeonato Alemão Imagem: Getty Images

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

08/09/2020 16h26

Após acertar os direitos do Campeonato Italiano, a Band deve anunciar até o fim da semana a compra do Campeonato Alemão, a segunda grande liga do futebol europeu que será fechada pela emissora do Morumbi. O grupo passou na frente até mesmo da Disney, que queria renovar os direitos de transmissão para a TV por assinatura.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, o contrato ainda não foi assinado, mas a expectativa é que até quinta esteja tudo certo, com o anúncio realizado na sexta. A demora se deve por causa de minutas contratuais que ainda estão sendo conversadas. Mas as negociações já estão bastante avançadas e providências para encaixe na programação da emissora também já estão sendo realizadas.

O plano que atraiu a liga alemã para o Grupo Bandeirantes foi o mesmo seguido por Russo e Italiano: um jogo por semana exibido em TV aberta e o restante da programação exibida na TV por assinatura, no BandSports. O tempo de vínculo será maior em relação aos acordos anteriores. O padrão da Bundesliga é acordos por três anos - ou seja, o contrato iria até o fim da temporada 2022/2023.

Será o retorno da Bundesliga ao Grupo Bandeirantes. No BandSports, a liga foi exibida até 2011. Mas na televisão aberta, a exibição será inédita na Band. O Alemão teve passagem marcante pela TV Cultura nos anos 90, quando revelou ao Brasil o trabalho do comentarista Gerd Wenzel, hoje referência em futebol da Alemanha no Brasil. Depois, o Alemão passou pela TV Esporte Interativo, quando este era apenas uma TV aberta transmitida pelas antenas parabólicas.

A estreia do Alemão está prevista para para o dia 19 deste mês, com o jogo entre Bayern x Schalke 04, às 15h30 (horário de Brasília). Se o plano seguir sem mudanças, o confronto terá exibição no BandSports. Em TV aberta, pelo menos na primeira rodada, será no dia 20, às 10h30 da manhã, em partida a ser definida. Outros detalhes só serão definidos com a assinatura do contrato.

A Band tem investido cada vez mais no esporte. Nas últimas semanas, a emissora fechou os direitos do Campeonato Russo, que foi trazido para a emissora por uma empresa de apostas que é anunciante do canal. O Italiano, cobiçado no mercado, também foi fechado e anunciado ontem (7) com festejos pela emissora. O canal também tem os direitos das finais da NBA, além de exibir o Brasileirão Feminino e a Fórmula Indy.

Outras oportunidades de mercado estão sendo observadas. A Band foi procurada pela Conmebol para saber se tinha interesse em exibir a Libertadores. Na TV aberta, o evento deve ficar com o SBT. Na TV por assinatura, a competição ainda está na disputa pelos jogos que eram do Sportv - ao todo, são pelo menos 27 partidas só na fase de grupos.