Topo

Brasileirão - 2020

Globo pede, e CBF marca jogos atrasados do Brasileiro contra Libertadores

Corinthians terá jogo exibido pela Globo em 30 de setembro - /Ettore Chiereguini/AGIF
Corinthians terá jogo exibido pela Globo em 30 de setembro Imagem: /Ettore Chiereguini/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

31/08/2020 20h34

A CBF oficializou na noite desta segunda (31) os horários das partidas Corinthians x Atlético-GO e Botafogo x Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Jogos atrasados da 1ª rodada por causa das finais de Estaduais, os dois confrontos vão acontecer no dia 30 de setembro, às 21h30, atendendo a um pedido da Globo, que pretende exibir as partidas em TV aberta.

O fato curioso é que os dois jogos estão marcados para o mesmo dia e horário que estão previstos Flamengo x Independiente Del Valle (EQU) e São Paulo x River Plate (ARG) pela Libertadores da América. Como se sabe, a Globo rescindiu o contrato da competição sul-americana com a Conmenbol, por causa da pandemia do novo coronavírus que fez o dólar disparar e a relação ficar "impagável".

No entanto, a Globo fez uma proposta formal à Conmebol para recuperar os direitos da Libertadores. A entidade procurou concorrentes da Globo na TV aberta, e a mais animada com a possibilidade de adquirir o torneio é a RedeTV!. A emissora carioca, no entanto, está confiante de que pode conseguir essas partidas novamente.

Corinthians x Atlético-GO e Botafogo x Bahia estão atrasados por causa das finais dos estaduais que envolviam o Timão e o Tricolor da Boa Terra. Eles são válidos pela primeira rodada do Brasileiro, e podem ser exibidos pela emissora porque apenas Flamengo x Atlético-MG foi transmitido pela Globo na rodada inicial - a emissora pode escolher até três jogos por rodada.

Segundo apurou a reportagem, a escalação dessas partidas para 30 de setembro cria apenas uma opção caso a resposta da Conmebol não seja positiva. Com isso, o Corinthians para São Paulo dá a segurança para a Globo de ter uma atração forte para o horário do futebol.

Na TV paga, a Disney foi procurada pela Conmebol e chegou a abrir conversas para aumentar o seu já generoso pacote da Libertadores. A Copa Sul-Americana também foi oferecida, e interessou. Mas tudo vai depender da vontade da Globo em continuar com os direitos na TV por assinatura também.

Em players digitais, quem mais se animou nas reuniões foi o Facebook, que já tem acordo pela Libertadores também. A Conmebol está analisando caso a caso, e prometeu dar uma resposta nesta semana. Assim, divulgará uma nova tabela detalhada com indicação de transmissões oficialmente.