Topo

Fla-Flu e PSG: veja os recordes de jogos no YouTube e Facebook no Brasil

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

20/08/2020 04h00

Mesmo que ainda caminhe em passos lentos no Brasil, as plataformas de streaming estão cada vez mais ganhando espaço e batendo seus próprios recordes de audiência simultânea. Ainda que o alcance total seja baixo em relação à televisão aberta, os números são contundentes e mostram um caminho.

As transmissões que mais angariaram audiência estão no YouTube e no Facebook. A primeira está na lista por causa das exibições do Campeonato Carioca nas TVs oficiais dos clubes em julho deste ano.

Já o Facebook, que investe em jogos da Libertadores e da Champions League em parceria com o Esporte Interativo, têm um projeto mais bem encaminhado.

O UOL Esporte te relembra as transmissões de maior audiência entre YouTube e Facebook - pelo menos até o momento. Um candidato a entrar nessa lista é PSG x Bayern, pela final da Champions League, que será realizado domingo (23).

Veja a lista:

Fluminense x Flamengo (8 de julho, final da Taça Rio): 3,597 milhões de telespectadores simultâneos

Exibido de forma surpreendente após a Globo rescindir o contrato do Campeonato Carioca por causa de uma disputa com o Flamengo e a emissora, o jogo chegou a picos de quase 3,6 milhões de pessoas simultâneas vendo o jogo na FluTV durante as cobranças de pênaltis. Com isso, além do recorde nos esportes, virou a live mais vista no Youtube em todo o mundo, superando a cantora Marília Mendonça.

PSG x RB Leipzig (18 de agosto, semifinal da Champions League): 2,900 milhões de telespectadores simultâneos

O #NeyDay ajudou bastante, mas o apelo do clube de Neymar, Mbappé e companhia chegar na final de uma Champions League atiçou os telespectadores brasileiros. Com a vitória imponente por 3 a 0, o jogo atingiu picos de 2,9 milhões de telespectadores simultâneos. Foi a maior live de esporte do Facebook no mundo.

Grêmio x Inter (12 de março, fase de grupos da Libertadores): 2,100 milhões de telespectadores simultâneos

O "Gre-Nal do século" foi o último ato da Libertadores antes da paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus. Com um jogo confuso e cheio de brigas, pela primeira vez um jogo no Facebook passou a marca de 2 milhões de telespectadores, registrando 2,100 milhões no pico. A expectativa agora fica para o retorno da competição, em setembro.

Flamengo x Boavista (1 de julho, fase de grupos da Taça Rio): 2,100 milhões de telespectadores

O jogo da discórdia entre Flamengo e Globo tem lugar no ranking. O duelo contra o Boavista foi exibido na FlaTV, o canal oficial do Flamengo no YouTube, e conseguiu picos de 2,1 milhões de telespectadores. Por causa da transmissão, a Globo rescindiu o contrato pelos direitos de transmissão do Campeonato Carioca com a FERJ. A briga agora está nos tribunais.

Bayern x Lyon (19 de agosto, semifinal da Champions League): 2,100 milhões de telespectadores simultâneos

Mais uma prova de que a final da Champions pode bater recordes. Mesmo sem ter um brasileiro como grande destaque, a vitória do Bayern contra o Lyon ultrapassou a marca dos 2 milhões de telespectadores simultâneos no Facebook e conseguiu entrar nesse ranking.