Topo

Movimento #NeyDay aumenta expectativas por recordes da Champions no Brasil

Neymar, do Paris Saint-Germain - David Ramos/Getty Images
Neymar, do Paris Saint-Germain Imagem: David Ramos/Getty Images

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

18/08/2020 04h00

Nesta terça (18), a semifinal da Liga dos Campeões deve repetir um fenômeno que aconteceu na semana passada: o #NeyDay, com internautas postando mensagens de apoio para o atacante Neymar e o Paris Saint-Germain. Na TV, a Turner espera ter um recorde com a exibição da partida contra o RB Leipzig com exclusividade na televisão, às 16h, de Brasília.

Os números obtidos na semana passada, no confronto contra a Atalanta (ITA) reforçam essa tese. Com a virada por 2 a 1, a TNT, canal da Turner que exibiu o jogo, conseguiu seu segundo melhor desempenho da história com Champions League e a maior audiência de TV por assinatura neste ano de 2020.

Dados consolidados obtidos pelo UOL Esporte, referentes ao índices PNT, que compreende a média de audiência das 15 principais metrópoles do Brasil, mostram que Atalanta x PSG marcou 8,17 pontos de média com pico de 9,93. Contando os canais abertos, a TNT perdeu apenas para a Globo e venceu SBT e Record no universo da TV por assinatura.

Nas redes sociais, a Turner também obteve o seu melhor resultado na história em um dia inteiro, se beneficiando de todo o movimento do #NeyDay com postagens nas páginas oficiais do Esporte Interativo. Ao todo, foram mais de 14 milhões de interações alcançadas com conteúdos relacionados a Atalanta x PSG.

Com entrevistas e debates sobre Neymar, a Turner também conseguiu emplacar dois vídeos como os mais vistos do YouTube no Brasil em 12 de agosto. No Twitter, a palavra Neymar foi a mais falada no mundo durante o jogo. Outros 39 termos relacionados ao jogo também ficaram entre os mais comentaram durante a partida - um deles, a #CasadaChampions, tag oficial da transmissão da Turner.

A expectativa da semifinal contra o RB Leipzig é a melhor possível. Internamente, segundo apurou a reportagem, executivos da programadora consideram que o jogo tem tudo para bater o recorde de Tottenham x Liverpool, final da Champions League de 2018/2019, que marcou 10,6 pontos e é a maior audiência da Champions até hoje.

Também existe uma torcida muito grande para que o PSG passe para a final, o que poderia garantir índices históricos para a TV por assinatura brasileira e para a TNT. Como se sabe, caso o PSG vença a Champions League desse ano, Neymar vira favorito ao prêmio de melhor do mundo da Fifa.

Exibir esse momento histórico sozinha do Brasil é um desejo da programadora americana. O fato, no entender dos mandatários, poderia ajudar na renovação dos direitos da Champions, cujo contrato atual da Turner termina ao fim da temporada 2020/2021.