Topo

SBT oficializa final do Carioca e fala em "qualidade e descontração"

Pedro comemora após marcar pelo Flamengo sobre o Fluminense na final da Taça Rio - Buda Mendes/Getty Images
Pedro comemora após marcar pelo Flamengo sobre o Fluminense na final da Taça Rio Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

11/07/2020 19h14

No início da noite deste sábado (11), o SBT confirmou oficialmente que irá transmitir na próxima quarta (15) a final do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense. O acordo já havia sido fechado verbalmente ontem à noite (10) mas o contrato só foi assinado na tarde de hoje. O jogo será exibido para todo o país, a partir das 21h.

Em comunicado, o SBT confirmou a informação. "É com muita alegria que informamos que o SBT acaba de firmar contrato com o Clube de Regatas do Flamengo para adquirir, com exclusividade em televisão aberta e para todo território nacional, os direitos de transmissão do segundo jogo da final do Campeonato Carioca de 2020 a ser realizado no dia 15 de julho às 21:00, que disputará com o Fluminense", diz trecho do comunicado. "Esperamos poder realizar um grande evento, com muita qualidade e com a descontração característica do SBT".

Com o vínculo assinado, o SBT vai a partir de agora definir detalhes da transmissão que fará, como narrador e comentarista. O nome de Téo José despontou como a primeira opção, mas o locutor possui contrato com o Fox Sports, e precisaria de uma liberação da Disney para realizar esse trabalho pelo canal de Silvio Santos.

Os trabalhos estão sendo supervisionados pessoalmente pelo vice-presidente do SBT, José Roberto Maciel. Patrocinadores também estão sendo buscados. A emissora não pagou um valor fixo para o Flamengo, acertando uma divisão de lucro de anunciantes que forem angariados com a empreitada.

Para exibir o jogo, o canal mudará drasticamente sua programação. A exibição das novelas infantis "Chiquititas" e "Cúmplices de Um Resgate" serão canceladas por um dia. O fato é significante, pois as tramas são duas das maiores audiências da emissora.

A procura do Rubro-Negro foi fruto de pressão dos patrocinadores do clube, que pediram que a diretoria carioca buscasse uma forma de exibir a final do Estadual na TV aberta para aumentar a exposição de suas marcas. Mesmo com os recordes das transmissões na web, patrocinadores argumentaram que o alcance ainda é bastante baixo em comparação com o que uma TV nacional pode conseguir.

Veja, na íntegra, o comunicado oficial do SBT sobre o assunto:

"Nota Oficial

É com muita alegria que informamos que o SBT acaba de firmar contrato com o Clube de Regatas do Flamengo para adquirir, com exclusividade em televisão aberta e para todo território nacional, os direitos de transmissão do segundo jogo da final do Campeonato Carioca de 2020 a ser realizado no dia 15 de julho às 21:00, que disputará com o Fluminense F.C.

Esperamos poder realizar um grande evento, com muita qualidade e com a descontração característica do SBT para levar esse grande espetáculo aos torcedores, fãs do futebol e espectadores, especialmente neste momento tão delicado em que vive o mundo e o país.

Bom jogo a todos!"