PUBLICIDADE
Topo

DAZN atrasa estrutura e jogos não contam com narradores que estão no Brasil

Reprodução/DAZN
Imagem: Reprodução/DAZN

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

18/06/2020 04h00

O assinante do DAZN, plataforma de streaming esportiva, reparou que as transmissões de jogos da Copa Itália e do Campeonato Turco não contavam com nomes como Dudu Monsanto, Rafael Oliveira, Luiz Alano e Bruno Laurence, por exemplo. Todas as narrações e comentários foram realizados por profissionais que moram fora do Brasil. A explicação passa por uma demora da plataforma em entregar equipamentos de transmissão.

A reportagem do UOL Esporte apurou que a matriz da empresa, sediada na Inglaterra, ficou de enviar para os narradores e comentaristas no Brasil todo o equipamento para transmissão em casa. O problema é que, até agora, não existe previsões para os equipamentos chegarem. Os contratados esperam orientações.

Vale lembrar que as transmissões do DAZN feitas por esses nomes eram realizadas de Buenos Aires (ARG) antes da pandemia do novo coronavírus. No entanto, com o fechamento das fronteiras por causa da Covid-19, ficou absolutamente inviável qualquer transmissão em estúdio, pelo menos no médio prazo.

Com isso, nomes como Conrado Giulietti e Estevan Ciccione, que moram nos Estados Unidos, seguirão fazendo as narrações em português do DAZN. Os contratados entendem a situação, mas a questão incomoda porque os ganhos deles acabam sendo reduzidos com a falta de transmissões.

O DAZN paga por jogo transmitido aos comentaristas e narradores, e esse pagamento é em dólar, o que torna o valor muito atrativo e bem acima do que é praticado pelo mercado brasileiro. Poucos nomes são fixos e ganham um valor regular da plataforma - alguns desses fixos, em sua maioria, são executivos no Brasil.

Nas próximas semanas, a plataforma tem a expectativa de recuperar uma boa parte da base de assinantes que perdeu nos últimos meses. Além do Campeonato Turco, a plataforma vai exibir dois jogos por rodada do Campeonato Inglês e todos os dez jogos por rodada do Campeonato Italiano, que volta no próximo fim de semana.

UOL Esporte vê TV