PUBLICIDADE
Topo

UOL Esporte vê TV

Fla retoma conversas com Globo por contrato pontual e grana em retorno

Thiago Ribeiro/ AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/ AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

26/05/2020 04h00

Em movimento para retornar o Campeonato Carioca no dia 14 de junho juntamente com clubes menores e com o apoio do Vasco, representantes do Flamengo retomaram alguns contatos com a executiva de Esporte da Globo com o intuito de fechar um possível acordo para os direitos de transmissão do Campeonato Carioca deste ano.

A reportagem do UOL Esporte apurou que esses contatos iniciais com a emissora foram iniciativa do próprio clube Rubro-Negro. Tudo ainda está em tratativas bem preliminares. O Flamengo quer entender inicialmente qual a disposição da Globo para conversar sobre o assunto e apresentar uma ideia inicial de proposta.

O plano de partida do Flamengo é algo mais imediato. O clube quer conversar um acordo pontual para o Campeonato Carioca deste ano e acertar as transmissões de seus jogos neste retorno, que não deve ter torcida. Depois, tanto a emissora, quanto o clube, sentariam para um vínculo mais longo pelo torneio regional.

Ou seja, a prioridade do Flamengo inicialmente é a mesma que teve pouco antes da paralisação do futebol, em março, quando fechou um acordo pontual com a Globo para a transmissão da partida com a Portuguesa-RJ, que já não contava com torcida. Esse acordo também permitia uma transmissão pela FlaTV, canal oficial do clube.

Executivos da Globo ouvidos pela reportagem entendem o retorno do contato com o Flamengo e estão abertos para negociar. Mas a opinião de grande maioria do departamento de Esporte é que o futebol brasileiro não deveria retornar nesse momento em que a pandemia do Covid-19 ainda tem alto índice de mortes.

Mas caso realmente o Carioca retorne, a emissora pretende fazer a melhor cobertura possível dentro da limitação, e sem colocar profissionais em risco. O maior empecilho para um acordo entre Flamengo e Globo no início do ano era o valor pedido pelo Rubro-Negro para a transmissão do Carioca.

O Flamengo pediu R$ 81 milhões, enquanto a Globo ofereceu os mesmos R$ 18 milhões que pagou para os outros três grandes do Rio - por contrato com os outros clubes, a Globo não poderia pagar um valor diferenciado para o Flamengo em relação aos outros clubes.

Vários jogos ficaram sem transmissão da Globo, inclusive clássicos como Flamengo e Vasco. O acordo que fez Flamengo x Portuguesa-RJ ser exibido não envolvia dinheiro. A Globo ajudou com suporte técnico e o Fla cedeu os direitos de forma gratuita para a emissora carioca. Não é o caso agora, já que o retorno do futebol é uma bandeira defendida pelo Flamengo para retomar receitas de televisão, principalmente do Brasileirão.

UOL Esporte vê TV