PUBLICIDADE
Topo

Gerd Wenzel volta a comentar o Alemão com "sentimentos mistos" na pandemia

Lucas Lima/UOL
Imagem: Lucas Lima/UOL

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

21/05/2020 04h00

Quando se definiu que o Campeonato Alemão seria o primeiro torneio de futebol a voltar em meio à pandemia do Covid-19, praticamente no mesmo momento em que a fusão entre ESPN e Fox Sports era aprovada, muita gente se perguntou: Gerd Wenzel irá comentar os jogos? De fato, a procura se justifica. O veterano é a maior referência sobre futebol alemão no Brasil desde 1991, quando a transmissão da Bundesliga começou, ainda na TV Cultura.

Mas mesmo que fãs do Alemão tenham ficado felizes com o retorno do futebol e com o retorno de Wenzel, o próprio comentarista de 77 anos ficou feliz, ao mesmo tempo que preocupado. Em entrevista exclusiva para o UOL Esporte, ele admitiu que ainda tem sentimentos conflitantes e sabe que a nova normalidade depende muito de um novo pico de contaminações não ocorrer na Alemanha.

"Vejo [o retorno da Bundesliga] com sentimentos mistos. De um lado, atende ao desejo de milhões de torcedores do mundo afora. Querem ver a bola rolar novamente, nem que seja apenas pela TV. Por outro lado, há muitas preocupações com a segurança sanitária não apenas dos jogadores mas de todos os envolvidos com a produção dos jogos. Esse é o calcanhar de Aquiles do plano. Basta um ou dois times terem que entrar em quarentena por causa de um ou dois jogadores infectados e todo projeto pode ir água abaixo", afirmou Wenzel.

O jogo entre RB Leipzig e Freiburg, no último sábado (16), foi o primeiro jogo da Bundesliga transmitido por Gerd Wenzel desde 2018. Mesmo nunca tendo saído do ar, já que comentava os jogos da Copa da Alemanha e participava do programa "Futebol no Mundo", o profissional diz que ainda procura a melhor forma nos comentários, muito por conta do momento excepcional.

Para resguardar a vida dos profissionais de ESPN e Fox Sports, a Disney está fazendo transmissões nas casas de narradores e comentaristas e isso ainda causa alguns problemas técnicos de desencontros. Mas Wenzel está feliz em retornar principalmente com o seu companheiro de longa data, o narrador Rogério Vaughan.

Quer assistir ao vivo aos jogos do Campeonato Alemão? Assine o FOX Sports e ESPN pelo UOL Esporte Clube!

"Considero que depois de praticamente dois anos fora da telinha, ainda estou à procura da minha melhor forma. Como já preconizava Jurgen Klinsmann: 'A cada jogo vamos melhorar mais um pouco'. É também uma experiência nova, essa de comentar o jogo de casa, sem poder fazer a tabelinha diretamente com meu colega e amigo nas transmissões, Rogério Vaughan. Mas, piano piano, chegaremos lá", afirmou Wenzel.

O comentarista admite também que o último fim de semana, o Campeonato Alemão pode ter tido uma de suas maiores exposições na TV brasileira desde que chegou por aqui. ESPN e Fox Sports, valem ressaltar, lideraram a audiência da TV paga com as transmissões.

"Se não foi o maior, deve ter sido um dos maiores índices de audiência da historia da Bundesliga no Brasil e no mundo, mesmo porque o amante do futebol já estava com sinais da síndrome de abstinência pela falta de futebol ao vivo há mais de dois meses", refletiu.

Por fim, Wenzel deu dicas para quem está chegando no Campeonato Alemão por agora. Líder do campeonato, o Bayern de Munique está seguido de perto por quatro clubes: Borussia Dortmund, RB Leipzig, Bayer Leverkusen e Borussia Mochengladbach. Gerd Wenzel acha que a disputa do título será emocionante.

"Sugiro [o telespectador] ficar de olho nos jogos que envolvem os aspirantes ao titulo e às vagas para a Champions, como Bayern, Dortmund, Gladbach, Leipzig, e a zebrinha que corre por fora, o Leverkusen. Fortes emoções nos aguardam também na luta contra o rebaixamento com o tradicional Werder Bremen", concluiu.

UOL Esporte vê TV