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Disney quer união entre ESPN-Fox e projeta Alemão compartilhado

Andreas Gebert/Reuters
Imagem: Andreas Gebert/Reuters

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

08/05/2020 00h01

O primeiro dia na Disney após a aprovação da fusão entre ESPN Brasil e Fox Sports foi de reuniões e de pregar um discurso de irmandade nas duas emissoras. Executivos da multinacional disseram para funcionários que irão fortalecer os dois canais, sem preferência. E isso será provado já nos próximos dias.

A reportagem do UOL Esporte apurou que a Disney também já projeta um compartilhamento da transmissão do Campeonato Alemão, que voltará a ser disputado a partir do dia 16 deste mês. Uma conversa entre mandatários da Disney e do Fox Sports vai definir a melhor estratégia para a escolha desses jogos.

Inicialmente, se estuda a ideia de que o jogo principal da rodada da Bundesliga, que irá ocorrer no dia 16, deixe de ser exibido no Fox Sports, e passe a ir ao ar na ESPN, que normalmente também mostra jogos da Alemanha (antes da fusão, a ESPN transmitia a Copa da Alemanha). Outros confrontos da rodada de retorno seriam escalado para os canais FOX Sports.

Hoje, a rodada da Bundesliga é transmitida quase que por completo na FOX, espalhadas entre os canais 1 e 2 da emissora. A estratégia ainda não está batida e deve ser definida nos próximos dias, mas o principal pensamento da Disney é como melhorar a distribuição e alcance do torneio, o primeiro a voltar em meio à pandemia, agora com a possibilidade de uso entre as duas marcas e os canais ESPN como alternativa.

O dia de pregar união

Durante todo o dia de ontem (7), o principal executivo da Disney no Brasil, Hernán Estrada, se reuniu com funcionários da ESPN e do Fox Sports. Inicialmente, ele deu boas vidas para quem trabalha na Fox e disse que a concorrência ficou para o passado, com eles passando a serem "irmãos" a partir de agora, em termo usado no discurso.

O mesmo foi dito para profissionais da ESPN. A Disney tem se esforçado nesse sentido para que não haja um clima de rivalidade em razão da concorrência por audiência. O espírito atual é de provar para ambos os lados que os dois canais estão no mesmo barco. E os profissionais de ambos os canais parecem terem entendido bem o recado.

Para a Disney, a prioridade agora é definir como será feito o compartilhamento da Bundesliga, daqui a duas semanas. As conversas nesse sentido já acontecem, mas uma definição só sairá daqui alguns dias. Não existe previsão alguma de compartilhamento de profissionais entre os canais no momento. Ou seja, quem é da Fox só aparece na Fox. O mesmo vale para a ESPN.

Outro ponto é que, para valorizar os dois canais, a Disney deseja evitar choque de programas e eventos. Por exemplo: um programa com forte apelo popular não deve ser exibido no mesmo horário por ESPN e Fox Sports. O mesmo vale para eventos esportivos, futuramente. O desejo é destacar o ponto forte de cada uma das emissoras.

Após essas prioridades serem definidas e também após a pandemia do Covid-19, a Disney pretende discutir investimentos, programação de ambos os canais e outras questões. A projeção inicial é que isso aconteça após o mês de setembro, quando terminará o ano fiscal nos Estados Unidos, e também fará a Disney entender melhor os impactos da pandemia na empresa.

Vale ressaltar que, em pronunciamento oficial logo após a aprovação da fusão pelo Cade, ainda na última quarta (6), a Disney celebrou a aprovação.

"A The Walt Disney Company (Disney) está satisfeita com a decisão publicada pelo CADE nesta quarta-feira, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, de aprovar a aquisição das redes de esportes a cabo adquiridas pela Disney no Brasil em sua fusão com a 21st Century Fox. De acordo com os termos desta resolução, a Disney espera oferecer um conteúdo ainda mais variado e qualificado de esporte e entretenimento para os consumidores no Brasil", manifestou o comunicado.