Topo

Corredor tem ataque cardíaco em prova e competidores salvam sua vida

Corredor tem ataque cardíaco durante prova e é ajudado por outros competidores - Reprodução
Corredor tem ataque cardíaco durante prova e é ajudado por outros competidores Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/10/2019 19h47Atualizada em 25/10/2019 21h57

Tyler Moon, de 25 anos, teve uma parada cardíaca por quase 15 minutos durante a corrida Twin Cities 10 Mile, realizada em Minnesota (EUA), e foi socorrido por outros competidores.

"Quando a arma disparou, eu me senti muito bem e pronto para ir e ir até o fim", disse Moon em entrevista para a Fox 9. Após ver sua família e noiva, ele conta que só lembra de cair no chão.

"Eu ouvi esse grande suspiro pesado, esse pobre rapaz ficou de bruços —não tentei interromper sua queda ou algo assim—, apenas ficou com o rosto para baixo e derrapou um pouco", disse o Dr. Grant Morrison, um dos médicos que estava participando da corrida e parou para ajudar a vítima.

"Tinham muitas pessoas ajudando, revezando e fazendo compressões torácicas e respirando — eu estava preocupado com uma lesão no pescoço, então estabilizava a cabeça na maioria das vezes", disse o médico.

O coração de Moon parou por quase 15 minutos. Quando acordou, ele estava no hospital sem saber o que estava acontecendo. Depois de passar uma semana na Clínica Mayo, os médicos ainda não sabem por que seu coração parou. Ele não tem nenhum problema cardíaco subjacente e todos os testes de estresse estão bons.

"É um pouco estranho sentir que não há uma resposta real sobre o porquê isso aconteceu", disse Moon.

O jovem diz que não está focado tentando entender o que aconteceu, mas sim em seu futuro e na segunda chance na vida que recebeu. Sua toalha de corrida dizia "Jesus Salva" e ele realmente acredita que foi isso que aconteceu com ele.