Topo

Micale: Comemoramos o bi olímpico, mas temos um 'tri' na CBF que é muito feio

Do UOL, em São Paulo

07/08/2021 15h01

Técnico que comandou a seleção brasileira na primeira medalha de ouro do futebol brasileiro, na Rio-2016, Rogério Micale lembrou após a conquista do bicampeonato nos Jogos Olímpicos de Tóquio dos problemas fora de campo e disse que, embora seja um momento de festejar o bi olímpico, também é necessário refletir sobre o 'tri' da CBF, em referência aos ex-presidentes que foram banidos por corrupção, em referência a Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo del Nero.

Em participação no UOL News Olimpíadas, o treinador disse saber o quanto ele se arrisca ao fazer esta declaração a respeito dos dirigentes, mas pontua como a qualidade dos jogadores brasileiros faz com que o futebol do país seja o que é, mas que poderia ser melhor sem a rejeição à seleção, que em sua visão é fruto dos problemas de corrupção dentro da CBF.

"Uma coisa muito triste, hoje a gente está comemorando algo importante no nosso meio, que é o bicampeonato olímpico, mas nós temos um tri dentro da CBF que é muito feio também, que a gente precisa ver isso e que muitas vezes a falta de empatia do povo brasileiro com a seleção não é pelo jogador, não é pela camisa amarela em si, mas é pela administração, de tanto a gente ver coisa errada, de tantas coisas que acontecem e a gente transfere essa antipatia para a nossa seleção, que é uma coisa que a gente está vendo cada vez mais", afirma Micale.

"Quando eu digo 'tri', nós temos um preso, um afastado e um novo afastado, isso é uma coisa que a gente precisa repensar seriamente. Eu não sou a pessoa ideal para falar isso, estou me arriscando ao falar isso, mas eu tenho que dizer, porque o futebol brasileiro é muito grande, ele é muito forte", completa.

Micale afirma que outros países, usando de maior investimento, não conseguem alcançar a medalha de ouro que o Brasil conquistou pela segunda vez consecutiva, mas cita a preocupação com pouca mobilização que a seleção brasileira provoca atualmente.

"A gente vê, com um pouquinho que a gente consegue se juntar aí, a gente consegue feitos. Tem muita gente no mundo que paga muito mais para ter uma medalha dessa, que faz horrores de preparação e não consegue. A gente com pouco consegue dar essa resposta. A gente está perdendo o amor pelo Brasil, eu não ouvi fogos aqui soltando na minha rua, nenhum foguetório", diz o treinador.

Juca Kfouri ressalta a coragem do treinador ao se expor para citar os problemas de administração do futebol brasileiro e lembra que a CBF hoje tem novamente um presidente afastado por assédio, caos de Rogério Caboclo.

"Micale, você acaba de ganhar uma segunda medalha de ouro porque é muito difícil a gente ouvir um treinador, um profissional do futebol fazer a crítica que você acaba de fazer e eu acrescento ao seu tri, o tetra, porque de fato nós temos três ex-presidentes da CBF banidos do futebol, dois que não podem sair do Brasil e um que ao sair foi preso, e temos um quarto agora afastado por denúncia de assédio", diz Juca.

"Quer dizer, esse é o retrato da cartolagem brasileira, é aquela velha piada do dia da criação, em que Deus diz: vou pôr nesse país os melhores jogadores do mundo, mas vocês vão ver os cartolas que eu vou pôr lá, serão os piores, que foi para compensar por os melhores jogadores do mundo", conclui.