Topo

Galvão pede desculpas por erros cometidos na abertura das Olimpíadas

Galvão Bueno durante as Olimpíadas de Tóquio - Transmissão
Galvão Bueno durante as Olimpíadas de Tóquio Imagem: Transmissão

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/08/2021 08h19

Durante a transmissão da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Galvão Bueno disse que a TV Globo recebeu uma carta da embaixada japonesa no Brasil apontando alguns erros que foram cometidos na cerimônia de abertura. Com isso, o narrador pediu desculpas em nome de toda a emissora.

"Eu queria aproveitar esse momento para dizer que a Globo recebeu uma carta do consulado do Japão no Rio de Janeiro e também da embaixada do Japão no Brasil sobre comentários que nós fizemos na cerimônia de abertura envolvendo fatos históricos. Essa carta enfatizou o que todos nós sabemos, o compromisso do Japão com a paz, que o país não se furtou em reconhecer erros do passado, mas apontou uma imprecisão nossa em comentários em relação à bandeira do país e à figura do imperador. A carta também elogiou nossa transmissão e nossa cobertura das Olimpíadas. Aproveito então para agradecer os elogios, e nos desculpamos se cometemos alguma imprecisão. O objetivo absolutamente não era esse", começou Galvão.

O narrador também aproveitou para parabenizar o Japão pela organização do evento, apesar de todas as dificuldades por conta da pandemia, e pela hospitalidade que todos os envolvidos no evento tiveram no país, inclusive os integrantes da Globo. Além disso, reforçou o pedido de desculpas pelos erros cometidos na transmissão.

"Nestes Jogos Olímpicos o Japão encantou o mundo. Realmente conseguiu organizar os Jogos em uma situação difícil, como nós já falamos. Enviou uma mensagem de paz, de esperança, de inclusão. E ele foi extremamente hospitaleiro com os estrangeiros que foram até Tóquio para os Jogos. Fui testemunha disso mesmo não tendo ido. Gostaria de estar lá. Demonstrei várias vezes essa vontade. A primeira vez que fui ao Japão foi há 40 anos. Fui dezenas de vezes ao Japão, aprendi a amar esse país, e aprendi a receber sempre muito carinho e muito respeito por parte dos japoneses. Nossa equipe lá foi testemunha disso. Então se cometemos alguma falha, pedimos perdão. Mas agradecemos os elogios recebidos", finalizou.